Categories: Economia

Grupo Pereira lança programa para acelerar o uso da inteligência artificial na companhia

Transformar tecnologia em valor para o negócio e para as pessoas é o propósito central do P.A.I (Personal Artificial Intelligence), desenvolvido pelo Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, formado por supermercados, atacadistas, atacarejos, restaurantes, farmácias, empresa de turismo, logística e um braço financeiro. O programa cria uma comunidade de embaixadores de IA em 13 áreas da companhia, como marketing, operações, financeiro, prevenção etc, com o objetivo de capacitar os colaboradores, implementar ferramentas de IA, fortalecer a cultura digital e desmistificar o uso da IA  no dia a dia dos times.

Para orientar a adoção das soluções, a empresa definiu critérios que ajudam a identificar quais dores a IA pode resolver e seus impactos em custos, tempo, produtividade e segurança da informação. “O PAI é um programa de pessoas, que une RH e TI, para que o colaborador de qualquer área identifique alternativas de IA que possam ajudar nos seus processos. É como um BP, mas com foco em tecnologia e representa um passo importante na construção de uma cultura de inovação com responsabilidade” diz Paulo Nogueira, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

Cada setor contará com um ‘PAI’, profissionais que receberão capacitação específica para atuar como ponte entre as áreas de negócio. Esses embaixadores terão a missão de acompanhar tendências, incentivar a adoção de soluções de IA, além de compartilhar conhecimento com suas equipes. Com a colaboração,  governança clara e foco no resultado, vamos transformar a tecnologia em valor para todos.

O programa prevê, ainda, treinamento contínuo por meio da Universidade Corporativa, além de mentorias com especialistas e participação em hackathons voltados à resolução de desafios do Grupo, além do Clube dos PAIs, com encontros quinzenais para troca de experiências e boas práticas. “Temos diversas iniciativas que já usam IA, seja algo pronto, seja algo desenvolvido internamente. Agora vamos expandir esse tema para toda a companhia e equipes que aplicarem a IA de forma bem-sucedida em seus projetos serão reconhecidas e premiadas, reforçando a cultura de inovação orientada a resultados e impacto positivo para clientes e operação”, afirma Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

6 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago