Assessoria – Outubro é mundialmente conhecido pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama. No entanto, o mês também amplia o olhar para a saúde integral da mulher, incluindo a prevenção do câncer do colo do útero — um dos mais incidentes no Brasil e fortemente associado à infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano).
Pesquisas apontam que a vacinação contra o HPV é altamente eficaz na redução de casos da doença. Desde sua aprovação em 2006, o imunizante já demonstrou capacidade de diminuir em até 90% a incidência do câncer do colo do útero em países de alta renda.
Atenta a esse cenário, a Unimed Cuiabá disponibiliza a vacina contra o HPV no seu Núcleo de Vacinação, oferecendo mais uma forma de cuidado e prevenção à comunidade.
O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro reforça que a imunização precoce é fundamental.
“Ainda há receio em vacinar crianças contra o vírus por ser sexualmente transmissível. Mas a prevenção deve começar cedo, a partir dos 9 anos já é possível vacinar, garantindo proteção antes do início da vida sexual. A vacinação em dia, aliada ao uso do preservativo, é a maneira mais eficaz de evitar a doença”, explicou.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o HPV é responsável por praticamente 99% dos casos de câncer do colo do útero. Para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados 17 mil novos casos da doença no país. O vírus também pode causar outros tipos de câncer, como de ânus, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.
Com mais de 200 tipos já identificados, o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, atingindo homens e mulheres. A principal forma de transmissão é por via sexual, o que reforça a importância de vacinar meninas e meninos de 9 a 14 anos — faixa etária em que a eficácia é maior.
Ao proteger contra o HPV, a vacina não apenas previne o câncer do colo do útero, mas também reduz o risco de diferentes tipos de câncer associados ao vírus.
Como se vacinar
A vacina HPV9 está disponível para crianças a partir dos 09 anos. Os interessados em se vacinar devem procurar o Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá, portando documento de identificação e cartão de vacina – caso não possua, será fornecido pela equipe na hora do atendimento. Para informações sobre agendamento, disponibilidade de vacinas e orientações específicas, acesse os canais oficiais da Unimed Cuiabá ou entre em contato com a Central de Atendimento.
Consulte as formas de pagamento. A Unimed oferece opções acessíveis de parcelamento.
Endereço: Rua Barão de Melgaço, 2050, Centro (em frente ao Pronto Atendimento – Unimed Cuiabá).
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 12h. (fechado aos domingos e feriados)
Telefone: (65) 3612 8741 / WhatsApp: (65) 98170-0114.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…