A Prefeitura de Cuiabá realiza, neste sábado (25), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Ao todo, 40 postos de vacinação estarão distribuídos nos quatro distritos da capital, funcionando das 8h às 17h.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva, uma doença grave, com alta taxa de letalidade, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos.
🐕 Durante o mutirão, equipes da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, junto com veterinários, estarão nos pontos de vacinação para orientar os tutores sobre a importância da imunização e os cuidados preventivos.
Além dos postos fixos, a campanha inclui vacinação domiciliar em locais com mais de dez animais, ações específicas em áreas de vulnerabilidade social e atendimento prioritário para idosos e pessoas com deficiência. Animais considerados agressores também serão vacinados, respeitando os protocolos de observação clínica.
Mesmo após o “Dia D”, a vacinação continuará disponível no posto fixo da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, localizado na Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, nº 1781, no bairro Ribeirão do Lipa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, em horário comercial
A prefeitura ainda alerta que a raiva é uma doença infecciosa viral que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo cães, gatos e humanos. A transmissão ocorre principalmente por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de animais infectados.
Com uma taxa de mortalidade próxima de 100%, a raiva é considerada uma das doenças mais letais do mundo, mas também uma das mais fáceis de prevenir. A vacinação anual de cães e gatos é a principal forma de proteção, tanto para os animais quanto para as pessoas.
DISTRITO SUL
DISTRITO LESTE
DISTRITO NORTE
DISTRITO OESTE
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…