Governador anuncia data de inauguração do Hospital Central; confira

Unidade de saúde será gerida pelo Hospital Albert Einstein, referência nacional e internacional

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19 de dezembro a data de inauguração do Hospital Central do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (7), junto do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A unidade, que ficou 34 anos com as obras paradas, já está com a estrutura 100% pronta e na fase final de testamento e montagem dos equipamentos.

A gestão será realizada pelo Hospital Albert Einstein, que é a melhor unidade de saúde do Brasil e a 22ª melhor do mundo. “Seguramente será o melhor hospital de Mato Grosso, melhor do que todos os privados. E vai estar disponível para atender gratuitamente à nossa população. Essa será, sem dúvida alguma,  uma das grandes entregas na saúde pública de Mato Grosso e quiçá do Brasil”, registrou.

De acordo com o secretário Gilberto Figueiredo, após a inauguração o hospital será aberto a visitas guiadas para a população e representantes de diversos poderes e setores.

Em seguida, haverá a desinfecção e, já em janeiro de 2026, o Hospital Central estará pronto para iniciar as atividades. “O hospital vai entrar em operação no dia 19 de janeiro, com tudo pronto para ofertar todas as especialidades. Será um hospital de média e alta complexidade de alto padrão, fazendo jus ao que a população de Mato Grosso tanto esperou por cerca de 40 anos”, pontuou.

O hospital

O Hospital Central ficou 34 anos com as obras paradas, mas teve a construção retomada pelo Governo do Estado na atual gestão.

A estrutura foi ampliada em 23 mil m² e totaliza 32 mil m² de área construída para atender demandas de alta complexidade.

A unidade vai contar com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 191 de enfermaria. O local foi estruturado para realizar uma média de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.

Inicialmente, estão previstas para o hospital as especialidades de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, ortopedia pediátrica, cardiologia, neurologia e pediatria. Todas as especialidades cirúrgicas atenderão um escopo diversificado, incluindo cirurgia oncológica.

Além disso, o hospital contará com cirurgia robótica com foco em cinco especialidades – cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica. Há também a perspectiva de inclusão de novas especialidades, como transplantes de rim e fígado.

A unidade será equipada com infraestrutura moderna e tecnológica para diagnóstico e tratamento de diferentes condições de saúde.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

6 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago