Categories: Featured

Defesa Civil de Cuiabá alerta para ventos de até 100 km e chuvas intensas nas próximas horas em MT

Os estragos provocados pela passagem de um tornado no Paraná na sexta-feira (7) que, até o momento, deixou seis mortos e mais de 60 feridos, acendeu o sinal de alerta em todo o país. Imagens de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, cidades mais afetadas, mostram um cenário de destruição: casas destelhadas, postes caídos, imóveis colapsados e ruas cobertas por destroços.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi atingida, e moradores relataram momentos de pânico diante do vento intenso e do granizo.

Em meio à comoção, a Defesa Civil de Cuiabá informou neste sábado (8) que Mato Grosso também deve enfrentar condições climáticas adversas nas próximas horas, com chuvas de até 60 milímetros e ventos entre 60 e 100 km/h em diversas regiões do estado.

Apesar do alerta, o secretário-adjunto especial municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, tranquiliza a população. “A situação em Mato Grosso não tem a mesma intensidade do tornado ocorrido no interior do Paraná. No entanto, a força dos ventos pode causar transtornos, como queda de árvores e destelhamentos. Estamos em estado de prontidão, acompanhando a evolução do tempo e as previsões para este fim de semana”, afirmou.

Segundo o coronel, a equipe da Defesa Civil municipal mantém plantão 24 horas, monitorando em tempo real as condições meteorológicas em parceria com os órgãos estaduais e nacionais. “Nosso objetivo é garantir a segurança da população e agir de forma preventiva. Pedimos que todos mantenham atenção redobrada e sigam as orientações de segurança”, reforçou.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil orienta que moradores verifiquem as condições dos telhados, calhas e árvores próximas às residências. “Verifique se as calhas estão limpas e os telhados bem fixados. Em áreas de ventos fortes, vale reforçar beirais e estruturas expostas”, aconselhou Borges.

O órgão também chama atenção para o risco de quedas de árvores fragilizadas, placas e outdoors durante as rajadas mais intensas. “Evite permanecer sob árvores, próximo a cercas, placas de sinalização ou postes de energia. Se estiver dirigindo e a visibilidade estiver comprometida, pare em local seguro, longe de estruturas que possam cair”, alertou o secretário.

Após o temporal, a recomendação é redobrar o cuidado com fios caídos nas vias, que podem estar energizados. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199, além do WhatsApp (65 9244-4018) de plantão 24 horas do órgão. “Não há motivo para pânico, mas é momento de atenção e prudência. A prevenção é sempre o melhor caminho”, concluiu Borges.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

28 minutos ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

8 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

8 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

8 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago