A Justiça de Mato Grosso suspendeu, por tempo indeterminado, a execução para cobrar R$ 5 milhões desviados do programa de alfabetização da Seduc, após diversas tentativas malsucedidas de localizar bens das condenadas Kátia Celine de Arruda Moura e Marijane Gonçalves Costa.
A decisão é do juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, e foi publicada na sexta-feira (7).
O magistrado destacou que, mesmo com a condenação definitiva em 2023, apenas R$ 2.324,50 foram encontrados para ressarcir o Estado.
Um Ford Escort 1986 chegou a ser localizado, mas foi liberado por não ter valor significativo.
Também não foram identificados imóveis ou outros bens das rés que pudessem quitar o débito. “Não é possível manter a ação em curso indefinidamente, sem perspectiva de resultado e contribuindo para o congestionamento do Judiciário”, justificou Marques ao determinar a suspensão do processo. Apesar disso, o juiz esclareceu que o caso poderá ser retomado a qualquer momento, caso surjam bens ou novos indícios de patrimônio das condenadas.
O débito não prescreve, já que decorre de ato doloso de improbidade administrativa.
O caso
O desvio ocorreu entre 2000 e 2003, durante a execução do programa Sesi Educação do Trabalhador, destinado à alfabetização de jovens e adultos da rede pública.
Na época, Kátia atuava no Sesi e coordenava o repasse de verbas às escolas participantes.
Já Marijane, diretora da Escola Estadual José Magno, recebia os valores em nome das unidades e deveria pagar professores e adquirir materiais didáticos.
Segundo a investigação, elas criaram 10 unidades escolares fictícias e desviaram os recursos para uma única conta bancária vinculada à escola dirigida por Marijane. Em vez de chegar aos professores e alunos, o dinheiro foi desviado para uso pessoal.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…