O Brasil deve colher 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (13/11) e mostra que a produção segue em alta.
A área destinada ao plantio também aumentou: são 84,4 milhões de hectares, crescimento de 3,3% em relação à safra anterior. A produtividade média nacional deve ficar em 4,2 mil quilos por hectare.
Mesmo com os bons números, a Conab faz um alerta: as projeções podem mudar conforme o clima nas regiões produtoras. O órgão cita os eventos climáticos no Sul, as chuvas irregulares no Mato Grosso e o atraso nas precipitações em Goiás como fatores que podem impactar o resultado final.
A soja segue como carro-chefe da produção. A área plantada deve crescer 3,6%, alcançando 49,1 milhões de hectares, com expectativa de 177,6 milhões de toneladas colhidas. Em Mato Grosso, principal estado produtor, o ritmo do plantio está parecido com o da última safra.
* Com informações de Agência Brasil
*Sob supervisão de Daniel Costa
Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…
O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…
Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…
Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…
Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…
A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…