Com 50%, Mauro dispara ao Senado em VG; Janaina tem 29% e lidera em segundo colocado I MT

Se as eleições ao Senado fossem hoje e dependessem apenas de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual, Janaina Riva (MDB), estariam eleitos para ocupar duas vagas no salão azul do Congresso Nacional.

Pesquisa do Instituto IDOC, realizada presencialmente com 400 pessoas, mostra que o chefe do Executivo está muito consolidado em eventual disputa ao Senado, em 2026. Mauro cravou exatos 50% na 1ª opção do eleitorado várzea-grandense.

Ainda neste cenário, Janaina é a segunda colocada com 11,3% das citações, seguida pelo senador, Jayme Campos (União), com 9,5%. José Medeiros (PL) e Carlos Fávaro (PSD) estão empatados com 4,6% e 4,1%, respectivamente.

Quando o IDOC apresentou aos entrevistados o segundo voto, uma vez que nas próximas eleições gerais o eleitor votará duas vezes ao Senado Federal, a deputada estadual, Janaina Riva, assumiu a liderança com 29% de preferência, acompanhada por Mendes com 25,1%. Neste quadro, Medeiros beliscou 9,2%, Fávaro 8,5% e indecisos somaram 28,2%.

“Neste momento, a oito meses das convenções partidárias, o eleitor de Várzea Grande já desenhou os dois nomes ao Senado. Mauro é disparado a 1ª opção, e Janaina se cristalizou como o segundo voto. Porém, disputa ao Senado acaba sendo uma eleição majoritária. Logo, debates televisivos, denúncias e o ‘esgoto’ das redes sociais podem mudar rapidamente o panorama eleitoral. Hoje, Mauro e Janaina estariam eleitos. Mas como existe uma ‘coisinha’ chamada eleição no meio do caminho, tudo pode acontecer até o dia do sufrágio”, assinalou, Maksuês Leite, diretor do Instituto IDOC.

A pesquisa espontânea, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, basicamente acompanhou os números da sondagem estimulada. A ordem ficou assim: Mauro (34,7%), Janaina (6,3%), Jayme (4,3%), Fávaro (2,7%), Medeiros (2,2%) e indecisos (49,8%).

O IDOC também mediu a rejeição dos possíveis candidatos ao Senado. Os dados apurados em campo são esses: Rosa Neide (20%), Jayme Campos (14,6%), Carlos Fávaro (4,9%), José Medeiros (3,6%), Mauro Mendes (2,6%) e Janaína Riva (2,6%).

Metodologia

A sondagem quantitativa ouviu 400 pessoas de forma presencial entre os dias 8, 9, 10 e 11 de novembro nas quatro regiões da cidade. Com margem de erro de 4%, a pesquisa tem grau de confiança de 95%.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

15 minutos ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

17 minutos ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

21 minutos ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

23 minutos ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

24 minutos ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

26 minutos ago