A economia brasileira teve um leve avanço de 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o trimestre anterior, segundo o Monitor do PIB da FGV, divulgado nesta terça-feira (18/11). Nos últimos 12 meses, a atividade acumula crescimento de 2,5%. Já entre agosto e setembro, o resultado foi de estabilidade, variação zero.
O Monitor do PIB funciona como uma estimativa mensal do comportamento da economia, medindo tudo o que o país produz em bens e serviços. Com os dados mais recentes, a FGV calcula o PIB acumulado do ano em R$ 9,370 trilhões. Os números são dessazonalizados, ou seja, ajustados para eliminar efeitos típicos de cada período, facilitando a comparação.
As exportações foram um dos destaques positivos: subiram 7% no acumulado de 12 meses, maior alta desde maio de 2024. Todos os grupos de produtos exportados cresceram, com peso maior da indústria extrativa, que sozinha respondeu por cerca de 44% desse avanço.
Já o IBC-Br, indicador do Banco Central que também sinaliza o ritmo da economia, apontou queda de 0,2% de agosto para setembro e recuo de 0,9% no terceiro trimestre em comparação com o segundo. Mesmo assim, no acumulado de um ano, mostrou expansão de 3%.
O dado oficial do PIB sai em 4 de dezembro, quando o IBGE divulga o resultado do terceiro trimestre de 2025.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…