Categories: Politica MT

Senado aprova Projeto de Lei que cria o 9º cargo de desembargador no TRT/MT

O Senado Federal aprovou, na terça-feira (18), o Projeto de Lei 3.292/2025, que cria o cargo do 9º desembargador no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). A relatoria foi conduzida pelo senador Wellington Fagundes (PL/MT), que participou virtualmente da sessão diretamente da Presidência do Tribunal, em Cuiabá. O Projeto de Lei agora segue para sanção presidencial.

A proposta transforma três cargos vagos de juiz substituto em um cargo de desembargador, sem gerar aumento de despesas, promovendo apenas uma readequação do quadro permanente do Tribunal. O avanço da matéria se deu após a apresentação de requerimento de urgência pelo senador, reforçando o pleito durante as visitas institucionais realizadas pelos dirigentes da Justiça do Trabalho mato-grossense.

Para a presidente do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco, a criação do novo cargo representa um marco histórico para a Justiça do Trabalho em Mato Grosso e reforça o compromisso com a prestação jurisdicional de excelência. “A Justiça do Trabalho precisa acompanhar o desenvolvimento do Estado. O Tribunal foi criado em 1992, instalado em 1993, com cinco varas do trabalho e oito desembargadores. Logo em seguida, aumentaram-se as varas. Hoje, temos 38 varas do trabalho e continuamos há mais de 30 anos com os mesmos oito cargos de desembargador”, destacou.

O senador Wellington Fagundes ressaltou a importância da medida para atender à crescente demanda processual. “A Justiça do Trabalho tem esse papel preponderante de combater o trabalho infantil, o trabalho escravo e promover justiça social. Mato Grosso tem crescido muito e esse cargo, além de trazer mais agilidade às decisões, dará mais equilíbrio ao Tribunal, que passará a ter número ímpar de desembargadores.”

A votação também contou com a participação virtual da presidente do Tribunal e do vice-presidente, desembargador Aguimar Peixoto. Participaram ainda os desembargadores Tarcísio Valente, Eleonora Lacerda e Eliney Veloso, além presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho em Mato Grosso (Amatra 23), Ulisses Taveira, e das juízas Mara Oribe e Rosana Caldas e do Diretor Geral, Marlon Rocha.

O projeto de lei recebeu apoio de diversas lideranças partidárias e contou com o apoio de toda bancada de Mato Grosso, em especial da deputada federal Coronel Fernanda, responsável pelo pedido de urgência na Câmara dos Deputados, e do ex-deputado federal Valtenir Pereira, que ajudou na articulação com todas as bancadas e ajudou a viabilizar a aprovação.

Tramitação

O PL 3.292/2025 foi aprovado na Câmara dos Deputados em 5 de novembro. O anteprojeto que originou a proposta foi aprovado por unanimidade, em julho deste ano, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A iniciativa surgiu no Tribunal Pleno do TRT/MT, com base em estudos técnicos que apontaram a necessidade de ampliar a composição do Tribunal diante da demanda de processos e crescimento econômico e populacional do estado.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

9 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

9 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

10 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

10 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

10 horas ago