Categories: FeaturedMT MAIS

Enfermeira recém-aprovada em concurso morre de pneumonia em MT

A enfermeira Mariana Camargo Tanaka morreu nesta segunda-feira (24), aos 34 anos, após sofrer complicações de uma pneumonia em Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela tratava um câncer agressivo.

Mariana havia sido aprovada no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ela trabalhava no Ciaps Adauto Botelho desde outubro de 2024.

“Neste momento de dor, a SES e o Ciaps Adauto Botelho, representados pelo secretário Gilberto Figueiredo e por todos os servidores, expressam as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Mariana e manifesta gratidão pela dedicação à saúde pública”, diz trecho da nota da SES.

A prefeitura de Cuiabá também lamentou a morte. “Sua partida deixa uma profunda tristeza entre familiares, amigos e colegas de profissão”, disse a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) destacou a trajetória dela. “Mariana construiu sua trajetória profissional com dedicação inspiradora, compromisso ético pelo cuidado humano e técnico na área de saúde mental, conquistando respeito e admiração de colegas, usuários e equipes”, disse.

O Coren ainda ressaltou que “Mariana enfrentou, com impressionante coragem e serenidade, uma dura batalha contra o câncer. Sua partida precoce nos entristece de forma muito intensa e recorremos às lembranças de sua força diante da dor e seu espírito resiliente para honrar seu legado, muito além do profissional”.

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também se solidarizou e lembrou a passagem de Mariana na graduação e pós-graduação. “Mesmo tão jovem, já havia deixado uma marca luminosa na profissão e em todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Enfermeira dedicada, sensível e competente, enfrentou com coragem e dignidade um câncer agressivo, conduzindo sua jornada com a mesma força com que cuidava de seus pacientes”, disse.

A Faen ainda disse que a partida prematura de Mariana “deixa um silêncio que dói, mas também uma memória que inspira: a de uma mulher que acreditava na vida, no cuidado e na potência humana de transformar o mundo ao seu redor”.

O velório acontece a partir das 16h, na Capela Santa Rita. O sepultamento está marcado para 8h, no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

5 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago