Categories: FeaturedMT MAIS

Polícia Civil mira grupo criminoso que negociava drogas sintéticas com assessor do Judiciário em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (25), a Operação Vertigem, para cumprimento de 17 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, com alvo em um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas sintéticas em Cuiabá.

Na operação, são cumpridos nove mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão domiciliar, deferidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – polo de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Cuiabá e no Rio de Janeiro (RJ).

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), iniciaram no ano de 2023, após cumprimento de ordens judiciais da Operação Doce Amargo. Na ocasião, durante as buscas na casa de um dos alvos, assessor do poder judiciário, foram apreendidos eletrônicos e documentos relacionados à atividade criminosa.

Com o avanço das investigações, foi possível identificar uma rede de fornecedores de drogas relacionadas ao servidor. Entre os fornecedores, está o principal alvo da operação, traficante de Cuiabá, mas que atualmente se encontra no Paraguai e enviava as drogas do país vizinho para a capital mato-grossense.

As investigações apontaram ainda que o servidor público atuava como principal membro de grupos de rateio para aquisição de entorpecentes entre grupos de pessoas de alto poder aquisitivo, inclusive obtendo lucro com sua atuação.

Os alvos da operação atuavam na venda de drogas como ecstasy, MDMA, LSD, conhecidos popularmente como “bala”, “roda” e “doce”, além de outras substâncias como “loló”, lança-perfume ou clorofórmio.

Com base nos elementos apurados, foi representado pelas ordens judiciais, que foram deferidas pela justiça e cumpridas na manhã desta quarta-feira (26). As ordens judiciais buscam desarticular a atuação do grupo criminoso, assim como a identificação de outros possíveis envolvidos.

Renorcrim

A Operação faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores públicos dos 26 estados e Distrito Federal e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp),  para traçar estratégias de inteligência de combate de forma duradoura à criminalidade.

O Noroeste

Recent Posts

UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos

Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano. Um novo campus da…

8 horas ago

Governador anuncia reativação do programa Prodeic para o setor cerealista de Mato Grosso

Durante o 3º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (26) no Malai Manso, o governador…

8 horas ago

Como MT participou da criação da 1ª vacina contra dengue do Brasil

Pesquisadores da UFMT acompanharam voluntários por cinco anos e contribuíram para a aprovação. A Universidade…

8 horas ago

Crianças e adolescentes: deputados de MT aprovam lei para distribuição de moradia a órfãos de feminicídio

Ao menos 81 vivem nessas condições neste ano, conforme dados extraoficiais citados na sessão. Proposta…

8 horas ago

Pai é condenado a 30 anos por matar filho de quatro meses na frente da filha de oito anos em Cuiabá

O Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá condenou Luiz Wilamar de Melo a 30 anos de reclusão em…

8 horas ago

Novo Hemocentro de Várzea Grande é entregue à população

A inauguração do novo Hemocentro “Davi Almeida Franco”, em Várzea Grande, ganhou um tom ainda…

8 horas ago