Categories: Economia

Brasil cria 85 mil empregos formais em outubro, mas ritmo desacelera


O Brasil encerrou outubro com saldo positivo de 85.147 vagas formais, segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (27/11) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número resulta de 2.271.460 contratações e 2.186.313 demissões registradas ao longo do mês.

O desempenho foi mais tímido que o de setembro, quando o saldo havia sido de 213.002 empregos. Também ficou abaixo do resultado de outubro de 2024, que registrou 131.603 novas vagas.

Nos últimos 12 meses

No recorte dos últimos 12 meses (de novembro de 2024 a outubro de 2025), o saldo acumulado chega a 1.351.832 postos, patamar inferior ao observado entre novembro de 2023 e outubro de 2024, período em que foram criadas 1.796.543 vagas.
Com isso, o país passa a contabilizar 48.995.950 vínculos celetistas ativos.

Entre os cinco grandes setores da economia, serviços (82.436) e comércio (25.592) puxaram o desempenho positivo. Indústria (-10.092), construção (-2.875) e agropecuária (-9.917) registraram ligeiras quedas, mantendo o trimestre em relativa estabilidade.

*Sob supervisão de Daniel Costa

O Noroeste

Recent Posts

UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos

Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano. Um novo campus da…

7 horas ago

Governador anuncia reativação do programa Prodeic para o setor cerealista de Mato Grosso

Durante o 3º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (26) no Malai Manso, o governador…

7 horas ago

Como MT participou da criação da 1ª vacina contra dengue do Brasil

Pesquisadores da UFMT acompanharam voluntários por cinco anos e contribuíram para a aprovação. A Universidade…

7 horas ago

Crianças e adolescentes: deputados de MT aprovam lei para distribuição de moradia a órfãos de feminicídio

Ao menos 81 vivem nessas condições neste ano, conforme dados extraoficiais citados na sessão. Proposta…

7 horas ago

Pai é condenado a 30 anos por matar filho de quatro meses na frente da filha de oito anos em Cuiabá

O Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá condenou Luiz Wilamar de Melo a 30 anos de reclusão em…

8 horas ago

Novo Hemocentro de Várzea Grande é entregue à população

A inauguração do novo Hemocentro “Davi Almeida Franco”, em Várzea Grande, ganhou um tom ainda…

8 horas ago