Categories: MT MAIS

Virginia pede a Mauro criação de gabinete para reforçar ações contra feminicídios em MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, solicitou ao governador Mauro Mendes, nesta quinta-feira (27), a criação urgente de um Gabinete de Combate à Violência Doméstica, estrutura que reunirá e coordenará as ações estaduais voltadas ao enfrentamento dos casos de violência doméstica e feminicídio.

Mesmo em missão oficial fora do país, Virginia enviou uma mensagem direcionada à população mato-grossense, especialmente às mulheres, demonstrando preocupação com o avanço da violência.

“Eu quero me dirigir a todos os mato-grossenses, em especial a todas as mulheres do nosso estado. Como mulher jamais ficarei em paz enquanto tivermos um único caso de feminicídio no Mato Grosso ou no Brasil. Cobro leis mais duras, prisão perpétua para feminicidas e também cobro e apoio o Mauro em todas as ações de combate à violência doméstica em nosso estado. Nunca o Governo do Estado investiu tanto no combate à violência doméstica e no combate ao feminicídio, em todas as áreas. Mas cada crime machuca muito a todas nós. Por isso, para aumentar ainda mais a nossa rede de proteção e a nossa luta contra a violência doméstica, propus ao Mauro a criação de algumas medidas importantes” declarou.

A primeira-dama detalhou as medidas que apresentou ao governador para ampliar a rede de proteção.

“Propus ao Mauro o aumento do valor do SER Família Mulher, a inclusão do tema combate à violência doméstica na grade escolar e a criação urgente de um gabinete exclusivo para coordenar as ações do governo em todas as secretarias, com foco total no enfrentamento à violência doméstica” afirmou.

Segundo Virginia, o gabinete permitirá ações mais integradas, eficientes e rápidas, garantindo monitoramento constante e proteção às mulheres em situação de risco.

A proposta segue para análise do Governo do Estado. O gabinete irá integrar e fortalecer as ações já desenvolvidas por várias secretarias, incluindo a Setasc, além da rede de proteção e dos programas sociais voltados às mulheres em Mato Grosso.

Virginia Mendes afirmou que a luta contra a violência doméstica e o feminicídio continuará de forma permanente. “Vamos continuar firmes e não vamos descansar enquanto o feminicídio ainda existir no nosso país. Muito obrigada e que Deus abençoe a todos nós” afirmou.

O Noroeste

Recent Posts

UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos

Campus irá oferecer, inicialmente, quatro cursos a partir do próximo ano. Um novo campus da…

8 horas ago

Governador anuncia reativação do programa Prodeic para o setor cerealista de Mato Grosso

Durante o 3º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (26) no Malai Manso, o governador…

8 horas ago

Como MT participou da criação da 1ª vacina contra dengue do Brasil

Pesquisadores da UFMT acompanharam voluntários por cinco anos e contribuíram para a aprovação. A Universidade…

8 horas ago

Crianças e adolescentes: deputados de MT aprovam lei para distribuição de moradia a órfãos de feminicídio

Ao menos 81 vivem nessas condições neste ano, conforme dados extraoficiais citados na sessão. Proposta…

8 horas ago

Pai é condenado a 30 anos por matar filho de quatro meses na frente da filha de oito anos em Cuiabá

O Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá condenou Luiz Wilamar de Melo a 30 anos de reclusão em…

8 horas ago

Novo Hemocentro de Várzea Grande é entregue à população

A inauguração do novo Hemocentro “Davi Almeida Franco”, em Várzea Grande, ganhou um tom ainda…

8 horas ago