29 C
Cuiabá
domingo, novembro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPANTANAL MTVÍDEO: família de ariranhas é flagrada em ‘mudança’ no Pantanal de MT

VÍDEO: família de ariranhas é flagrada em ‘mudança’ no Pantanal de MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um vídeo registrado pelo biólogo Lucas Lima mostra um momento fofo entre uma família de ariranhas em plena “mudança” em Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense. As imagens, feitas no dia 8 de novembro e divulgadas nas redes sociais nesta quinta-feira (27), mostram os animais tentando subir um barranco às margens do rio.

Enquanto os filhotes enfrentam dificuldade para alcançar a entrada da nova toca, os pais entram em ação para dar aquela “forcinha” (veja abaixo).

Em um trecho, mesmo após conseguir subir, um dos pequenos escorrega e precisa ser resgatado novamente pelos adultos.

Lucas explicou que é comum as ariranhas mudarem de toca com frequência, especialmente quando percebem algum risco no ambiente. Segundo ele, a escolha do local não é por acaso, quanto mais difícil o acesso, maior a proteção para a família.

VIDEO:

As tocas das ariranhas são escavações feitas nas margens dos rios. É ali que o grupo descansa, cuida dos filhotes e se protege de predadores.

Lucas explicou ainda que uma das ameaça às ariranhas na região são as onças-pintadas, que costumam atacar os filhotes.

Segundo ele, os adultos raramente são predados, já que são barulhentos e enfrentam qualquer aproximação em grupo, o que deixa o felino acuado. Já os filhotes são mais vulneráveis, principalmente quando os pais saem em busca de alimento.

🦦Curiosidades sobre ariranhas

Casal de ariranhas registrado no Pantanal — Foto: Divulgação
Casal de ariranhas registrado no Pantanal — Foto: Divulgação

A ariranha, também conhecida como onça-d’água ou lontra-gigante, é a maior lontra do mundo, podendo atingir 1,80 m de comprimento e pesar cerca de 33 kg quando adulta. Por isso, veja algumas curiosidades sobre a espécie:

  • Repertório vocalAs ariranhas podem fazer, no mínimo, 15 sons diferentes e cada um possui um significado e é usado em um contexto diferente. Podendo usar para alertar o grupo do perigo e também para tentar intimidar a ameaça.
  • Banheiros coletivos

As chamadas “latrinas” funcionam como banheiros coletivos, onde o grupo defeca e urina para marcar sua área. O cheiro das latrinas contém informações sobre o grupo e pode ser percebido a metros de distância por outros grupos que habitam na região.

  • Sensíveis a perturbação humana

As ariranhas são muito sensíveis à perturbação humana, por isso, o turismo mal manejado é uma forte ameaça à espécie. Segundo o Projeto Ariranhas, o tráfego de embarcações e a aproximação inadequada pode alterar o comportamento dos grupos, podendo levá-los a abandonar a área, ou até mesmo à morte de filhotes.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -