Categories: Featured

Cuiabá vai desapropriar área e iniciar processo de regularização para evitar remoção de famílias

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao lado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, anunciou na manhã deste sábado (29) a decisão de desapropriar a área e iniciar o processo de regularização fundiária do Contorno Leste, garantindo que as famílias que vivem no local não serão mais removidas. A determinação foi tomada após uma série de diálogos com a comunidade, autoridades do Judiciário e representantes do Ministério Público.

O anúncio ocorreu durante reunião com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, e com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, responsável por conduzir os trâmites legais da regularização.

Segundo o prefeito, a decisão foi construída após conversas com a família proprietária da área, com o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Luiz Leite Lindote, a juíza Adriana, e os promotores Marisa Fernanda e Carlos Eduardo, além de diversas discussões internas com sua equipe e com a primeira-dama.

“Vamos regularizar o Contorno Leste onde essas famílias estão. Não queremos que essas famílias passem este final de ano preocupadas, sem saber onde vão ficar com seus filhos. Vamos desapropriar a área e fazer a regularização”, afirmou Brunini.

O prefeito também reforçou que, até o momento, nenhuma emenda ou recurso financeiro externo foi destinado ao processo de regularização, mas deixou aberta a porta para que parlamentares e instituições possam colaborar. “Aqueles que quiserem ajudar, está aberta a oportunidade”, declarou.

Abilio  também mencionou a memória de João Pinto, morador da área que foi assassinado no local, fato que marcou profundamente a comunidade. “Ele deixou uma memória de dor e sofrimento, mas nós vamos honrá-lo de outras formas”, disse.

A primeira-dama Samantha Iris enfatizou a dimensão social da medida: “Nós vamos ajudar essas crianças, essas mães, os idosos, inclusive muitas crianças autistas que ali vivem. Elas precisam de dignidade e segurança. Vamos ajudar todas as famílias, independentemente de sua nacionalidade”, afirmou.

O Noroeste

Recent Posts

Justiça concede direito de empresa cobrar dívida de R$ 354 mil de distribuidora por produtos hospitalares

Uma empresa de produtos médico-hospitalares conseguiu manter na Justiça o direito de cobrar uma dívida…

12 horas ago

Grávida é ameaçada de morte e ex-marido é preso por descumprir medida protetiva em Várzea Grande (MT)

Valdener de Souza, de 33 anos, tentou invadir a casa da vítima desferindo golpes de…

12 horas ago

Ave conhecida como ‘despertador do Pantanal’ é resgatada por bombeiros em MT

Ave que tem o nome inspirado no canto, destaca-se pela aparência e por emitir som…

12 horas ago

Flamengo derrota o palmeiras por 1 a 0 e conquista o tetra da Libertadores da América

Estadão - O Flamengo é o primeiro clube brasileiro a levantar quatro taças da Libertadores.…

12 horas ago

Consumo das Famílias cresce e anima comércio no fim de ano, mas índice é menor que 2024

Em alta desde junho de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá…

12 horas ago

Mato Grosso lança plataforma com roteiros e informações para atrair turistas do Brasil e exterior

O Descubra Mato Grosso, plataforma oficial de promoção turística do Estado, foi relançado neste sábado…

12 horas ago