A nova sede do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac) e do MT Hemocentro, que está sendo construída em Cuiabá, chegou a 78% das obras concluídas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já investiu R$ 24,5 milhões até o momento. O custo total é estimado em R$ 36,2 milhões em obras.
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, é responsável por armazenar e distribuir bolsas de sangue para os hospitais da rede pública. A unidade também é referência para o tratamento de patologias no sangue.
Já o Cermac é uma unidade especializada da SES, referência no tratamento de diversas patologias como Diabetes, Hanseníase, HIV/AIDS/Hepatites Virais, além de atuar contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Dermatologia Sanitária. A unidade também conta com serviços do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e do Ambulatório Estadual de Atenção à Transexualidade.
“As obras desses espaços ampliarão a capacidade de atendimento, garantirão mais segurança e qualidade nos processos e permitirão que a população receba serviços especializados com mais agilidade. Com unidades modernizadas, fortalecemos a rede estadual e aprimoramos a oferta de cuidados essenciais para todos os cidadãos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O prédio que receberá as unidades está sendo construído a partir da estrutura do antigo Hospital São Thomé, que terá sua área ampliada em 5.864,61 m² totais. Porém, as unidades continuam funcionando normalmente em suas sedes atuais, localizadas na Rua 13 de Junho, nº 1055, Centro Sul de Cuiabá.
Na área que será destina ao MT Hemocentro, estão sendo realizadas as etapas de instalação elétrica, instalação hidro-sanitária, finalização reboco e assentamento de piso porcelanato. Além da instalação de esquadrias de alumínio e de madeira, instalação de luminárias, assentamento de piso vinílico e finalização de forro.
Já no espaço do Cermac, estão sendo instaladas as bancadas granito, pintura, colocação de ACM na fachada, ajustes em forros e limpeza final.
Na área externa da obra está sendo realizada a execução de muro, terraplanagem estacionamento, execução de meio-fio dos canteiros e estacionamento e preparação terreno para execução da casa das cisternas.
“A equipe de obras da SES trabalha para que as novas estruturas do MT Hemocentro e Cermac sejam entregues o mais breve possível para a população e os trabalhadores da saúde, garantindo ambientes modernos e seguros” concluiu a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Galvão.
O senador Wellington Fagundes (PL) lidera todos os cenários na disputa ao Governo de Mato…
A madrugada deste domingo (30) foi marcada por violência em Várzea Grande. Alisson Aparecido da…
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) interditou, na manhã de sexta-feira (28), uma farmácia…
A Polícia Civil promoveu a 1ª Corrida da Core nesse sábado (29), no Parque Novo…
De acordo com a polícia, o suspeito do crime, um jovem de 27 anos, foi…
Equipes do 12º Comando Regional da Polícia Militar e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron)…