Categories: Featured

Homem é condenado a 14 anos por tentar matar ex-mulher enforcada e a facadas em MT

Felipe Moraes da Silva foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão nessa segunda-feira (1º) por tentar matar a ex-mulher enforcada e a facadas, de acordo com decisão do Tribunal do Júri de Cuiabá. Ele deve começar a cumprir a pena em regime fechado.

Além disso, ele também foi condenado por violência psicológica prolongada durante os anos de relacionamento com a vítima. Segundo a denúncia do Ministério Público do estado (MPMT), a relação foi marcada por humilhações, ameaças e manipulação emocional.

A reportagem tenta localizar a defesa do acusado.

O casal conviveu por seis anos e teve um filho, de acordo com a investigação. Há dois anos, contudo, eles se separaram, mas o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.

A investigação apontou que havia histórico de violência psicológica, física e moral. O que comprovou essa tese teria sido o comportamento ciumento, controlador e agressivo do suspeito, assim como manipulação emocional usando o filho como coação, segundo a investigação.

Na sessão do júri, o Conselho de Sentença reconheceu que o feminicídio não se concretizou por vontade alheia ao do acusado, que o crime ocorreu em razão da condição de sexo feminino da vítima, envolveu violência doméstica e familiar, e praticado por motivo fútil. A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins.

O caso

Em abril deste ano, o suspeito atraiu a ex-mulher para um local isolado sob o pretexto de que queria falar sobre o filho do casal, segundo a denúncia do MPMT.

Na ocasião, contudo, o suspeito tentou matá-la enforcada e a facadas no pescoço. Mas ela sobreviveu porque um morador da região ouviu os gritos e interveio.

⚖️ O feminicídio é um assassinato praticado contra uma mulher, especialmente pelo fato da vítima ser mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking com a maior taxa de feminicídios no país no ano passado.

O número de casos chega a 47 assassinatos por motivação de gênero no estado, o que representa uma taxa de 2,5 casos por 100 mil habitantes, a maior do Brasil.

Neste ano, contudo, o número pode chegar a 51 casos de feminicídios, de acordo com o MP-MT.

🚨Como pedir ajuda?

O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.

Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

1 hora ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

4 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

12 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

12 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

12 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

12 horas ago