Categories: Featured

Justiça suspende tornozeleira de ex-presidente da Câmara após erro em guia de execução

A Justiça de Cuiabá (capital de Mato Grosso) suspendeu a colocação da tornozeleira eletrônica imposta ao ex-vereador João Emanuel Moreira Lima, que deveria ter sido instalada em 14 de novembro de 2025. A decisão é da juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 2ª Vara Criminal, após serem constatados erros na guia de execução penal que impedem a análise dos pedidos apresentados pela defesa.

O relatório usado para acompanhar o cumprimento da pena não separava corretamente as condenações impostas ao ex-parlamentar. Consta apenas uma pena total de quatro anos, dez meses e um dia, atribuída ao crime de corrupção passiva. Só que João Emanuel foi condenado em concurso material, sendo dois anos e seis meses pelo crime de estelionato, mais 20 dias-multa, além de dois anos e quatro meses por corrupção passiva, também com 20 dias-multa.

A defesa solicitou benefícios como indulto natalino com base em decretos presidenciais, isenção da multa sob alegação de dificuldades financeiras, detração do período em que permaneceu preso preventivamente e, de forma alternativa, a substituição da pena restante por restritiva de direitos sem monitoramento eletrônico para garantir deslocamento ao trabalho. O Ministério Público, porém, se manifestou pela necessidade do uso da tornozeleira para fiscalização do cumprimento da pena.

A magistrada destacou que a individualização das penas é condição indispensável para avaliar corretamente todos os pedidos pendentes. Por isso, determinou que a Secretaria da Vara retifique a guia de execução penal, incluindo todas as informações legais exigidas.

Com a regularização dos dados, o processo deve retornar ao Ministério Público para novo parecer, e a defesa será comunicada formalmente sobre a suspensão da medida de monitoramento. Segundo trecho da decisão, a instalação do equipamento só poderá ser analisada novamente após a correção completa do documento.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

10 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

10 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

10 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

10 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

10 horas ago