Categories: FeaturedVariedade

Inverno seco X verão chuvoso: empresário mostra diferença de estações durante sobrevoo em MT; veja vídeo

Um inverno seco e um verão chuvoso. A enorme diferença entre essas estações do ano chamaram atenção durante o sobrevoo de paramotor do empresário Kairo Colli, de 36 anos, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, que comparou os dois momentos registrados em setembro e novembro deste ano (veja vídeo abaixo).

Colli contou que essa comparação revela as belezas naturais do estado e a transformação que a região passa durante o ano.

Em setembro, ele conta que fez as imagens da região toda seca durante o inverno. Já em novembro, no último domingo (30), o cenário é outro quando começa a primavera que antecede o verão: totalmente chuvoso e verde.

VIDEO:

“Voamos todos os finais de semana, e vemos essa evolução pouco a pouco, do seco vai ficando verdinho. A gente vê essa diferença enorme e a beleza que é Mato Grosso. O inverno seco e depois nosso verão bem chuvoso, tudo muito verde e colorido”, afirmou

Ele destacou que voa há três anos em um paramotor e que cada voo pela região é único.

“Sinto uma liberdade muito grande em decolar de qualquer lugar. O sentimento é esse, de liberdade, de satisfação em ver o mundo lá de cima”, acrescentou.

Colli ainda disse que a região tem suas particularidades e belezas como qualquer outro lugar, e o que vale é a contemplação de cada voo.

A cidade de Lucas do Rio Verde está no cinturão do agro no estado. Com uma população de mais de 83 mil, a cidade está entre os 36 municípios mais ricos do país com o avanço do agronegócio e, mais recentemente, da agroindústria.

Atualmente, a primeira ferrovia estadual que está sendo construída vai ligar Lucas do Rio Verde a Rondonópolis e um ramal até a capital Cuiabá. A obra é estimada em R$ 14 bilhões e promete escoar boa parte da produção agrícola.

Inverno X verão

Pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que a região Centro-Oeste possui um clima predominantemente tropical semiúmido, com duas estações do ano bastante definidas: o inverno seco e o verão chuvoso e quente.

Para se ter uma ideia, a capital do estado, Cuiabá, costuma ter uma temperatura média de verão em torno de 27,4ºC, e uma mínima de 24,2ºC, segundo dados do verão de 2024/2025 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já no inverno do ano passado, o Inmet apontou que a temperatura média foi de 27,2°C, ficando acima da média histórica sazonal, que é de 25,4°C. Por outro lado, a mínima média foi de 18,9°C, ficando ligeiramente acima da média sazonal, que é de 18,8°C.

O Noroeste

Recent Posts

Procon reforça fiscalização e alerta para cuidados nas compras de Natal

Com a proximidade do Natal e o aumento da circulação de consumidores, o Procon Municipal…

8 horas ago

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para esta sexta-feira

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

10 horas ago

“Salvar vidas não tem preço”, afirma governador ao entregar mais 130 km de duplicação na BR-163

Mauro Mendes destacou avanço histórico na principal rodovia de MT, conquistado em tempo recorde “Dá…

11 horas ago

Governo de MT paga 13º salário dos servidores estaduais nesta sexta-feira (19)

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (19.12), o pagamento do 13º salário aos…

11 horas ago

Presidente do TCE firma cooperação com instituto para destravar desenvolvimento

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assinou, nesta…

12 horas ago

Governo de MT envia à AL pacote tributário para incentivar indústria e comércio I MT

Proposta reúne ações voltadas à regularização tributária e ao fortalecimento da segurança jurídica para os…

12 horas ago