Categories: Politica MT

PL lança Wellington Fagundes como pré-candidato ao Governo de Mato Grosso

Em um movimento estratégico para as eleições de 2026 em Mato Grosso, o senador Wellington Fagundes (PL) confirmou ter recebido o aval do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, para concorrer ao Governo do Estado. A chancela veio após uma reunião na sede nacional do partido, em Brasília, na noite da última quarta-feira (2).

Segundo o próprio senador, a definição estabelecida por Valdemar Costa Neto posiciona Wellington Fagundes como pré-candidato a governador, com o deputado federal José Medeiros também indicado como pré-candidato a senador da República pelo PL. “Ficou definido pelo presidente Valdemar que o PL tem Wellington Fagundes como pré-candidato a governador e o deputado federal José Medeiros como pré-candidato a senador da República”, declarou Fagundes à imprensa.

O senador ressaltou a força da legenda no estado, afirmando que o PL detém a maior chapa de deputados estaduais e federais em Mato Grosso. “Com isso nos dá mais certeza de buscar a vitória. Sempre com pé no chão, andando em todo o Estado, como sempre fizemos. Política, para mim, sempre foi assim: termina uma eleição e começa outra”, completou Fagundes, enfatizando a tradição de trabalho no campo político.

A declaração de Fagundes surge em um contexto de intensa articulação, algumas semanas após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sinalizado ao próprio PL seu apoio ao grupo do governador Mauro Mendes (União) em Mato Grosso. Esse apoio de Bolsonaro beneficiaria o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que deverá ser o candidato ao governo com o respaldo de Mendes. Informações anteriores indicavam que Valdemar Costa Neto teria agendado a reunião com Fagundes justamente para comunicar o alinhamento de Bolsonaro com Pivetta.

A reportagem tentou contato com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, nesta quinta-feira (4), mas não obteve retorno às ligações e mensagens.

Articulações para 2026 e desafios internos

Wellington Fagundes adiantou que o PL pretende intensificar as conversas com lideranças municipais visando a ampliação da base política. A estratégia é construir alianças sólidas, especialmente no campo conservador, tendo a unidade interna como ponto de partida. “Tenho a felicidade de, neste momento, ter a convergência do partido, e vamos trabalhar na base. Vamos conversar com todos os prefeitos, vereadores do PL e partidos que podem ser nossos aliados”, afirmou o senador.

No entanto, um desafio se apresenta nas bases do partido. Atualmente, prefeitos importantes do PL, como Abílio Brunini (Cuiabá), Flávia Moretti (Várzea Grande) e Cláudio Ferreira (Rondonópolis), têm demonstrado alinhamento com Otaviano Pivetta, o que pode gerar complexidades nas articulações internas e na construção da chapa majoritária para o pleito de 2026.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

10 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

10 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

10 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

10 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

10 horas ago