Pesquisa: Mauro tem 42% no 1º voto e Janaina crava 22% na 2ª opção; Fávaro e Medeiros estão vivos

Se as eleições para o Senado Federal fossem hoje e dependessem apenas de Cuiabá e Várzea Grande, duas maiores cidades de Mato Grosso, o governador, Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB), estariam com assentos assegurados no salão azul do Congresso Nacional.

Levantamento do Instituto IDOC, empresa ligada ao Portal O Documento e TV Cuiabá, mostrou Mauro com 42,7% das intenções de voto na 1ª opção apresentada aos entrevistados. Neste cenário, Janaina é a segunda com exatos 16% das citações. O atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), deu uma estilingada, alcançando 7,8%, seguido pelo deputado federal, José Medeiros (PL), com 4,1%. O atual senador, Jayme Campos (União Brasil), teve 3,8%.

“A baixa performance do Jayme na sondagem ao Senado tem explicação técnica. Acontece que os entrevistados apontaram Campos como eventual candidato ao Governo, em 2026, fato que o esvaziou na corrida à reeleição”, salientou, Maksuês Leite, diretor do IDOC.

Quando pesquisada a segunda opção, uma vez que teremos dois votos ao Senado nas próximas eleições gerais, Janaina assumiu a liderança com 22,6%. Mauro ficou em segundo com 19,8%. Diferentemente das outras quantitativas, desta vez, Medeiros e Fávaro cresceram no segundo voto, registrando 7,5% e 6,9%, respectivamente.

“A Janaina começou a ficar vulnerável no segundo voto. Ela em si não carrega rejeição pessoal, mas a logomarca familiar atua como âncora, a puxando para baixo. Com base em pesquisas qualitativas, a deputada precisa polir os ruídos de imagem, antes que a ‘infecção’ se espalhe. Pela primeira vez identificamos em campo transferência de rejeição, ligação clara entre nome e sobrenome. Os entrevistados começaram a verbalizar isso durante as abordagens. A recusa indireta ainda não apareceu numericamente no índice de rejeição, mas já é evidente nas ruas. É um sinal muito preocupante, que precisa de correção rápida”, identificou o diretor do IDOC.

No cenário espontâneo, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, Mauro segue liderando com 22,9%, seguida por Janaina que cravou 6,1%. Fávaro, Medeiros e Campos registram 3,5%, 2,3% e 0,9%, respectivamente. O número de indecisos ainda é muito grande, cerca de 60%.

A rejeição entre os eventuais postulantes ao Senado ficou desta forma: Rosa Neide (8%), Fávaro (6%), Jayme (5,8%), Janaina (4,2%) Galvan (3,1%) e Mauro Mendes (3%).

Metodologia

O Instituto IDOC ouviu 1.000 pessoas de forma presencial entre os dias 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro em nove regiões, sendo quatro em Várzea Grande e cinco na Capital. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança está cravado em 95%.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

7 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

7 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

7 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

8 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

8 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

8 horas ago