Categories: Featured

Primeira-dama detalha projeto da Casa do Autista e destaca avanços na política de inclusão

A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, apresentou nesta quarta-feira (4) durante o 5º Simpósio do Autismo, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), os principais avanços na política municipal de inclusão, destacando três frentes centrais da atual gestão: o funcionamento do Centro Amar, a criação da Comissão de Educação Especial e o acompanhamento contínuo das obras da Casa do Autista.

O 5º Simpósio do Autismo em Mato Grosso – Desafios e Perspectivas, promovido por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos, reuniu especialistas, autoridades, famílias e profissionais da educação e saúde para discutir políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com Samantha, o Centro Amar, localizado no bairro Santa Cruz, atendeu uma necessidade da capital mato-grossense, que até então, não possuía, um espaço estruturado para realizar avaliações pedagógicas e atendimentos multidisciplinares aos alunos com necessidades específicas da rede municipal.

“Uma das coisas que nós já conseguimos implantar no município de Cuiabá foi o Centro Amar. Ele dispõe de salas, quadra, quintal, um terreno onde estamos viabilizando um parquinho adaptado e até uma estrutura com água para que as crianças possam brincar com segurança. Mas o mais importante é o atendimento aos alunos da nossa rede municipal”, destacou a primeira-dama.

Samantha reforçou que o espaço já conta com fonoaudióloga, psicopedagoga, profissionais da educação e fisioterapia, além da implantação da primeira sala multisensorial da rede municipal. “Optamos por colocar para funcionar, adequar essa estrutura da melhor maneira possível e só depois, quando tudo estiver realmente atendendo a população, vamos inaugurar”.

Ao longo da palestra, a primeira-dama e vereadora também detalhou o avanço do projeto da Casa do Autista, que será instalada no antigo Colégio Nilo Póvoas, prédio histórico cedido pelo Governo do Estado ao município. O novo espaço, que possui mais de 40 salas, terá atendimentos de educação, saúde e assistência social em um só local. A estrutura será pensada também para acolher mães e pais, que muitas vezes ficam sobrecarregados com as demandas do cuidado.

“A Casa do Autista de Cuiabá é um desafio como mãe e como política. Se não for para atender vocês, não vale a pena estar onde estou. A gente vai fazer, com força-tarefa, parceria e coragem. Precisamos de uma força-tarefa para atender essas famílias também. Não adianta arrumar um lugar para a criança e deixar a mãe e o pai desassistidos. As mães às vezes só conseguem descansar no período em que a criança está na escola”, afirmou Samantha.

Dimy Kalinowski, reconhecido como o primeiro piloto federado autista do Brasil, participou da palestra e destacou a relevância da futura Casa do Autista para Cuiabá. Para ele, o espaço representa um avanço essencial na oferta de serviços especializados. “A expectativa é que a casa atenda bem e que seja realmente para todos os autistas, inclusive aqueles que já não são mais crianças e não estão mais no ensino fundamental”, afirmou.

Entre os projetos previstos dentro da Casa do Autista, constam: cozinha pedagógica, onde mães poderão aprender receitas adaptadas para crianças com seletividade alimentar; oficinas de geração de renda, como cursos de confeitaria e produção de salgados; assistência jurídica, para orientação sobre BPC e documentação, bem como, a possibilidade de implantação de salão de beleza e atendimento estético, tanto para as mães quanto para treinar profissionais a atender pessoas autistas, a proposta depende de parcerias com a iniciativa privada e universidades para formação continuada de profissionais.

Outro ponto destacado por Samantha foi a implantação da Comissão de Educação Especial, iniciativa construída dentro da Secretaria Municipal de Educação para fortalecer o diálogo com famílias de crianças atípicas e aprimorar a definição de políticas públicas. A comissão reúne mães, especialistas, profissionais da rede e representantes da sociedade civil, com o objetivo de mapear demandas, acolher relatos e construir um planejamento real das necessidades da rede municipal. A partir desse trabalho, foram definidas metas e ações, estruturadas de forma integrada entre educação, saúde e assistência social.

O Noroeste

Recent Posts

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

1 hora ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

4 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

12 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

12 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

12 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

12 horas ago