Categories: Politica MT

Deputado Eduardo Botelho afirma que veto ao reajuste não enfraquece a Assembleia I MT

O deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que a manutenção do veto do governador Mauro Mendes ao reajuste de 6,8% dos servidores do Judiciário não representa enfraquecimento da Assembleia Legislativa. A votação terminou com 12 votos pela manutenção e 10 pela derrubada, três a menos do necessário para aprovar o aumento salarial. “Pegar mal não pega, faz parte, parlamento é isso: Discutir o projeto, aprovar ou não”, declarou o parlamentar.

O reajuste afetaria cerca de 3,5 mil servidores em nove cargos e teria impacto de R$ 42 milhões no orçamento do Judiciário apenas neste ano. O resultado provocou forte reação entre os servidores, que passaram a discutir uma possível greve por tempo indeterminado. Botelho disse que não esperava diferença tão ampla. “Eu achava que ia ser a diferença muito apertada de um voto, que talvez faltasse um voto, mas deu mais, faltou três votos. Para mim, foi surpresa o número baixo de votos”.

Apesar de negar prejuízo à imagem da Assembleia, o deputado reconheceu que o placar evidencia o peso do Governo do Estado dentro do Parlamento. “Eu não diria que pega mal, mas que demonstra a força do governo, não resta dúvida, não tem nem o que discutir, é lógico que demonstra sim a força que ele tem”, afirmou. Sobre a insatisfação dos servidores, Botelho disse desconhecer quem teria criado expectativas de apoio. “Eu disse que ia votar e votei. Meu parecer foi pela derrubada, votei pela derrubada, mas não sei quem que deu essa garantia para eles”.

O governador Mauro Mendes justificou o veto argumentando que o reajuste criaria efeito cascata entre os Poderes e geraria impacto de R$ 1,6 bilhão. Ele afirmou que o projeto é materialmente inconstitucional e viola normas fiscais e orçamentárias. “A alteração isolada das tabelas remuneratórias do Poder Judiciário tende a desencadear pressões de equiparação em todos os demais Poderes e funções”, disse o governador.

O Noroeste

Recent Posts

Procon-MT orienta consumidores sobre compras de alimentos para o fim de ano

Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, produtos tradicionais como peru, chester, tender,…

21 minutos ago

Brasil passa os EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo em 2025

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

5 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

13 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

13 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

13 horas ago