Categories: Featured

Polícia investiga 11 integrantes de facção por crimes contra família de alagoano e desaparecimento de mulher trans em MT

Foram identificados os 11 suspeitos presos na manhã desta sexta-feira (5) durante a Operação Ditadura Faccional CPX. Eles são investigados pelo sequestro, tortura e morte do alagoano José Walleffe dos Santos Lins, além do sequestro e tortura da esposa dele, Ariane da Silva Cerqueira, e do sequestro do filho do casal, de dois anos. Alguns dos suspeitos também são investigados pelo desaparecimento de Gabriely, vizinha e amiga da família.

A operação cumpriu 11 mandados de prisão temporária e outros 11 mandados de busca e apreensão domiciliar. Segundo a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a investigação apurou crimes de tortura, homicídio e ocultação de cadáver cometidos em agosto, em Várzea Grande.

De acordo com o investigador Rogério Ribeiro, todos os suspeitos têm ligação com facções criminosas e participaram em diferentes etapas dos crimes de sequestro, tortura e homicídio.

Dos 11 suspeitos, três estão foragidos, seis foram presos e um morreu em confronto com a polícia. A identidade de um dos suspeitos foi mantida sob sigilo. A Polícia Civil não informou o motivo.

Entenda os casos

A operação faz parte das investigações sobre o sequestro, tortura e morte do alagoano José Walleffe dos Santos Lins, de 28 anos. O corpo dele foi encontrado no dia 20 de agosto, enterrado no Bairro Residencial Isabel Campos, em Várzea Grande, após ficar 11 dias desaparecido.

Segundo a polícia, o corpo apresentava sinais de violência e lesões compatíveis com faca ou objeto cortante.

Sequestro e homicídio em Várzea Grande

 

Família é natural de Maceió (AL) e está há pouco tempo em Mato Grosso. — Foto: Reprodução

Em agosto deste ano, José Walleffe, a companheira dele, Ariane da Silva Cerqueira, de 27 anos, e o filho do casal, de 1 ano, foram sequestrados. Poucos dias depois, mãe e criança foram localizados. Os três são naturais de Maceió (AL) e estavam em Mato Grosso há pouco tempo.

Na época, Ariane e o filho foram encaminhados a um hospital da capital. A criança recebeu atendimento médico e estava fisicamente bem. Já Ariane apresentava hematomas pelo corpo e no rosto, além de uma fratura no braço direito, e precisou permanecer internada para cirurgia.

As investigações conduzidas pelo delegado, Nilson Faria, apontaram que José foi morto em razão de disputa entre facções criminosas, sendo identificados a participação de diversos integrantes do grupo no crime.

Desaparecimento

 

Gabriely Silva de Jesus, uma mulher trans de 21 anos, está desaparecida desde a última terça-feira (14) — Foto: Polícia Civil

Além disso, a vizinha e amiga do casal, Gabriely Silva de Jesus, uma mulher trans de 21 anos, desapareceu no dia 14 de agosto. O investigador do caso acredita que alguns dos suspeitos possuem ligação com o desaparecimento da vítima.

À polícia, familiares de Gabriely informaram que ela morava há pouco tempo no condomínio, assim como Ariane e José, de quem era vizinha e amiga e mantinha contato diariamente. Ela teria presenciado e tentado interferir no sequestro deles, realizado por uma facção criminosa.

Dias depois, Gabriely não respondeu mensagens e nem entrou mais em contato com a família. O caso é investigado pela Polícia Civil.

O Noroeste

Recent Posts

CMO aprova parecer do Orçamento de 2026 e texto segue para votação no Congresso

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (19/12), o…

2 horas ago

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

10 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

10 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

10 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

10 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

10 horas ago