Categories: MT MAISPolitica MT

“Estratégia do governo reduz margem dos Poderes”, admite presidente da Assembleia de MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), saiu em defesa do governo estadual após críticas de que o orçamento enviado anualmente ao Parlamento seria subdimensionado e acabaria limitando reajustes salariais e repasses aos demais Poderes. A discussão ganhou força depois de o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, afirmar que a prática recorrente do Executivo acaba dificultando a execução orçamentária de outros órgãos.

Max afirmou que o governo trabalha com projeções mais conservadoras para prevenir possíveis frustrações de receita ao longo do ano. Ele reconheceu, porém, que essa estratégia reduz a margem de manobra do Judiciário, Legislativo e demais instituições. Segundo o parlamentar, o Executivo adota postura prudente ao estimar quanto poderá arrecadar, o que leva ao contingenciamento de despesas.

O presidente da Assembleia disse aguardar um entendimento entre a Comissão de Orçamento e a Secretaria de Fazenda, comandada por Rogério Gallo. Ele destacou que o deputado Carlos Avalone, responsável pela comissão, está conduzindo as tratativas para eventuais ajustes no projeto, que deve ser votado na próxima semana.

A manifestação de Max Russi ocorre após os deputados manterem o veto do governador Mauro Mendes ao reajuste de 6,8% para servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O governo argumentou que a proposta criaria despesa permanente sem comprovação de capacidade financeira, podendo levar o Judiciário ao limite prudencial com gasto de pessoal. Apesar de parecer favorável do deputado Eduardo Botelho pela derrubada do veto, a maioria decidiu apoiar o Executivo.

Questionado sobre articulação política na votação, Max afirmou que a decisão refletiu a posição individual de cada parlamentar, reforçando que o assunto está superado e que o foco agora é avançar com as demais pautas da Casa.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

3 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

3 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

3 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

3 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

3 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

3 horas ago