Categories: Featured

Justiça nega ação que pedia cassação de prefeito por suposta compra de voto em MT

 

 O juiz Leonisio Salles de Abreu Junior, da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, julgou improcedente a ação que pedia a cassação do prefeito reeleito Osmar Froner de Mello, o vice-prefeito Carlos Eduardo de Lima Oliveira e o vereador eleito Gilberto Schwarz de Mello. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (15).

A ação foi ajuizada pela candidata derrotada Fabiana Nascimento de Souza, que apontava supostos crimes de abuso de poder econômico e político, captação ilícita de votos e gastos irregulares de campanha.

Na decisão, o magistrado concluiu que não houve produção de prova robusta capaz de sustentar as acusações.

Segundo o juiz, a principal testemunha da ação, Rogério de Araújo Pereira, se retratou em juízo e negou a existência de esquema de compra de votos.

“Com a retratação da principal testemunha, o arcabouço probatório da acusação ruiu. As fichas de cadastro apreendidas ou juntadas, desacompanhadas de prova testemunhal robusta que confirme a entrega da benesse em troca do voto, à promessa de benefício ou ao pedido explícito de voto, não possuem, por si sós, o condão de comprovar o ilícito”, escreveu.

“A defesa logrou êxito em demonstrar que tais fichas poderiam se referir a atos de militância ou organização interna, sem conotação de mercancia do votos”, acrescentou.

O magistrado também afastou a tese de existência de “caixa dois” na campanha, ao afirmar que a quebra de sigilo bancário de terceiros não demonstrou nexo entre movimentações financeiras e gastos eleitorais irregulares.

O juiz destacou que transações bancárias entre particulares, sem comprovação de finalidade eleitoral, não configuram ilícito.

“A materialidade da transação bancária entre particulares não induz, por presunção, a natureza eleitoral do recurso. Caberia à acusação demonstrar, de forma cabal, que o numerário ingressou na esfera patrimonial do coordenador para custear despesas de campanha à margem da contabilidade oficial ou para a cooptação de eleitores, o que não ocorreu”, afirmou.

Quanto às contratações realizadas por meio de uma OSCIP, o magistrado entendeu que não ficou comprovado o uso eleitoral das admissões, nem a vinculação direta com pedido de voto ou favorecimento político. A presença do prefeito em inauguração de obra pública também foi considerada regular, por se tratar de evento institucional do Poder Judiciário.

O juiz ressaltou ainda que o Ministério Público Eleitoral pediu aprofundamento das investigações apenas após o encerramento da fase de instrução, o que foi considerado inviável diante do rito célere do processo eleitoral.

Na análise do impacto eleitoral, a sentença destacou que Osmar Froner venceu o pleito com mais de 67% dos votos válidos, uma diferença superior a quatro mil votos em relação à adversária, o que afastaria qualquer alegação de comprometimento da normalidade e legitimidade da eleição.

 

O Noroeste

Recent Posts

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

1 minuto ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

5 minutos ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

7 minutos ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

9 minutos ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

10 minutos ago

Unimed Cuiabá reforça que forma de evitar o câncer de pele é se proteger do sol

Ao perceber qualquer sinal suspeito a recomendação é procurar um profissional de saúde para avaliação…

11 minutos ago