Categories: Featured

Bate-boca entre juíza e advogados paralisa julgamento em Cuiabá; “Que se dane a OAB”, diz magistrada

Uma discussão entre a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, e advogados marcou o primeiro dia do júri popular do investigador da Polícia Civil Mário Wilson Vieira da Silva Gonçalves, realizado nesta segunda-feira (15). O episódio ocorreu em plenário e terminou com a retirada de advogados da defesa, além de repercutir entre a classe jurídica.

Durante o embate, a magistrada reagiu de forma exaltada após menções à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil no acompanhamento da sessão. Em meio à discussão, afirmou: “Ah, que se dane, uai. Vocês estão aí só levantando OAB, OAB, OAB. Mantenham o respeito”.

Um dos advogados respondeu dizendo que “quando há desrespeito às prerrogativas, a OAB se levanta”. Segundo o advogado Claudio Dalledone, integrante da defesa, a tensão começou após a comunicação de que a entidade acompanhava o julgamento para verificar eventual violação de prerrogativas profissionais.

Após a troca de falas, a juíza determinou que os advogados envolvidos fossem retirados do plenário. Em reação, um dos defensores classificou a situação como absurda e desafiou a magistrada a decretar sua prisão. “Isso é um absurdo o que está acontecendo aqui. Mande prender, então, excelência. Eu entrego a minha liberdade à vossa excelência. Mande me prender. Entrego minha liberdade pela defesa do acusado. Vossa excelência está ultrapassando todos os limites”, declarou.

Ainda conforme Dalledone, a sessão só foi contida após a intervenção de um policial militar que atuava no local. Na manhã desta terça-feira (16), advogados realizaram uma manifestação no Fórum de Cuiabá em protesto contra a postura da magistrada durante o julgamento.

Até o momento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

O caso julgado envolve o investigador da Polícia Civil Mário Wilson Vieira da Silva Gonçalves, acusado de matar o policial militar Thiago de Souza Ruiz dentro da loja de conveniência de um posto de combustível em frente à Praça 8 de Abril, em Cuiabá, no dia 27 de abril de 2023. O réu responde por homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele está em liberdade desde setembro de 2023.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, o investigador e um amigo estavam no local quando encontraram uma terceira pessoa que apresentou o policial militar aos dois. Conforme a acusação, houve desconfiança mútua sobre a condição policial de ambos, o que deu início a um desentendimento.

Ainda segundo o MPE, em determinado momento, Thiago levantou a camisa e deixou à mostra uma cicatriz, expondo também um revólver. O investigador teria se apoderado da arma, o que intensificou a discussão. Na sequência, os dois entraram em luta corporal e caíram no chão. Testemunhas tentaram intervir, mas o policial militar acabou sendo atingido por vários disparos de arma de fogo efetuados pelo investigador.

O Noroeste

Recent Posts

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

Avisos indicam risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia em diferentes…

6 horas ago

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

6 horas ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

6 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

6 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

6 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

6 horas ago