Categories: Destaque MTFeaturedMT

Projeto do Hospital Central do Estado foi 100% elaborado por servidores da Secretaria de Saúde

Equipes buscaram melhores práticas de funcionalidade, segurança, humanização e eficiência, sempre com foco no que podemos oferecer de melhor ao cidadão

O Hospital Central do Estado de Mato Grosso, que será inaugurado pelo Governo do Estado na próxima sexta-feira (19), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, ficou 34 anos com as obras inacabadas. Coube à equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fazer o projeto arquitetônico do zero.

A estrutura do Hospital Central foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída para atender as demandas de alta complexidade, uma ampliação de três vezes do tamanho original.

Segundo a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, foi a primeira vez que a SES concebeu integralmente um empreendimento dessa magnitude, com corpo técnico especializado e estruturado dentro da própria pasta.

“Trata-se de um marco histórico para a Secretaria. Desde o início, buscamos incorporar as melhores práticas de funcionalidade, segurança, humanização e eficiência, sempre com foco no que podemos oferecer de melhor ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]. Foram realizados diversos estudos, visitas técnicas a unidades de referência no país, análises comparativas e discussões multidisciplinares para assegurar que cada ambiente atendesse plenamente às necessidades assistenciais e operacionais”, contou.

Cerca de 40 profissionais estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto, entre arquitetos, engenheiros, analistas e técnicos especializados. A ação teve o envolvimento indireto de 100 servidores só no setor de Infraestrutura.

“A retomada da obra foi uma determinação do governador Mauro Mendes, que pediu ambientes acolhedores para os pacientes e acompanhantes. E o que mais nos orgulha é o significado do projeto. Ele simboliza a valorização dos profissionais da casa, o fortalecimento da gestão pública e a entrega de um equipamento de saúde que muda vidas. Entregaremos não apenas um hospital, deixaremos um grande legado para o Estado de Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A unidade terá 287 leitos totais, sendo 78 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 leitos semi-intensivos, 180 de enfermaria e 11 de isolamento.

A estrutura ainda contará com dez salas cirúrgicas, inclusive com a realização de cirurgias robóticas e duas salas de hemodinâmica para realizar procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo cardíaco e angioplastia.

Dentre as especialidades médicas previstas para o hospital, estão: cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica. No futuro, também é prevista a realização de transplantes na unidade.

 

O Noroeste

Recent Posts

Polícia Militar apreende máquinas utilizadas em extração ilegal de madeiras em zona rural

Militares se deslocaram até uma área conhecida como Rancho Fundo em Colniza Equipes do Batalhão…

21 horas ago

Assembleia Legislativa retira LOA da pauta após governo não empenhar emendas parlamentares em MT

Depois de uma ampla discussão durante sessão plenária nesta quarta-feira (17), sobre o empenho das…

21 horas ago

Mais de 40 pessoas são presas em operação contra crime organizado no PA e em outros estados

Investigações apontam que os alvos integram uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, extorsões…

21 horas ago

Líder evangélico é preso por suspeita de abuso sexual contra 2 meninas em MT

Em depoimento à polícia, o acusado negou todas as acusações. A Justiça manteve a prisão…

21 horas ago

Professor de Matemática é condenado por pegar nos seios de aluna dentro da sala de aula em MT

O professor de Matemática J. A. de S. foi condenado por importunação sexual praticada contra…

21 horas ago

Flamengo perde quatro pênaltis, vê sonho escapar, e PSG é campeão mundial

Terra - O multicampeão Flamengo bem que tentou. Mas, jogando no Estádio Ahmad bin Ali,…

21 horas ago