Categories: Featured

MT entra em alerta com dois avisos de perigo para chuvas intensas e temporais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para o registro de chuvas intensas e temporais em Mato Grosso. Os avisos, de nível vermelho (perigo) amarelo (perigo potencial), divulgados nessa quinta-feira (18) e válidos até esta sexta-feira (19), indicam risco de transtornos em diferentes regiões do estado.

O alerta vermelho, de maior gravidade, atinge o norte e o nordeste de Mato Grosso. De acordo com o Inmet, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h.

O aviso prevê ainda que, devido ao risco de temporais, há possibilidade de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia. Entre os municípios que podem ser afetados estão Vila Rica, Confresa, São Félix do Araguaia e Barra do Garças.

Diante desse cenário, o Inmet orienta que a população:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Em situações de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Já o aviso amarelo, de perigo potencial, vale para todo o estado. Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Mesmo com menor gravidade em relação ao alerta vermelho, o cenário ainda indica possibilidade de transtornos pontuais, como alagamentos e quedas de galhos de árvores. O aviso abrange municípios como Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

Para essas regiões, a orientação é redobrar a atenção, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades e seguir as recomendações dos órgãos de proteção.

O Noroeste

Recent Posts

Cidinho destaca atuação parlamentar, mas diz que Fagundes não tem perfil para governar MT

O ex-senador Cidinho Santos (PP) afirmou que o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington…

1 hora ago

Com entrega de +130 km de pista nova, duplicação da rodovia BR-163 chega a 230 km em MT

Expedição 163 percorreu a rodovia de Sinop a Nova Mutum nesta quinta-feira, finalizando com a…

2 horas ago

TCE dá prazo de 90 dias para prefeitura ajustar frota de ônibus em MT

Irregularidades foram encontradas durante Operação Transporte Escolar Seguro. Parte das falhas já estão sendo corrigidas…

2 horas ago

Golpistas do MT aplicam golpe em supermercado e usam até perfil falso do governador de Roraima

Polícia investiga fraude de quase R$ 350 mil com uso de WhatsApp e PIX em…

2 horas ago

Ao lado do governador, prefeito inaugura primeiro centro médico 100% pediátrico de Mato Grosso

A inauguração do Centro Médico Infantil (CMI) de Cuiabá, realizada na tarde desta quinta-feira (18),…

2 horas ago

Unimed Cuiabá reforça que forma de evitar o câncer de pele é se proteger do sol

Ao perceber qualquer sinal suspeito a recomendação é procurar um profissional de saúde para avaliação…

2 horas ago