As novidades da Rádio Assembleia 89,5 FM para 2026 garantem mais espaço para conteúdo produzido pela equipe da emissora do legislativo estadual e também para artistas mato-grossenses. O “Encontro de Rádios Brasília 2025”, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, na capital federal, foi palco de articulações com a Rede Legislativa de Rádio para a implementação de mudanças no próximo ano.
Integrante da Rede Legislativa de Rádio, uma parceria da Câmara dos Deputados com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, a Rádio Assembleia 89,5 FM participou das tratativas que resultaram na abertura de faixas na programação da Rádio Câmara para a veiculação de músicas de emissoras da rede, que são de diferentes localidades do país.
Conforme explica o gerente da emissora, Eduardo Ferreira, as músicas do estado que passarão a circular na programação nacional serão escolhidas a partir do programa Sons de Mato Grosso. A atração será incorporada à programação da Rádio Câmara em um formato adaptado à realidade nacional, assim como outros programas similares de outras rádios da rede legislativa.
Ele adianta que uma das iniciativas previstas é a realização de festivais de música em rede no primeiro semestre de 2026. A proposta é que as ações ocorram de forma integrada entre as emissoras afiliadas para prestigiar a música autoral e independente feita nos estados. Uma das premiações para as músicas vencedoras será integrar a grade da Rádio Câmara. Também haverá a criação de um giro de notícias em rede, com informações produzidas diretamente das sedes das emissoras que integram a parceria.
Eduardo Ferreira destacou os avanços conquistados ao longo de 2025 e as perspectivas para o próximo ano. “O ano de 2025 foi muito bom, tivemos programas novos. Agora está se abrindo um novo universo. Estamos conseguindo furar a barreira geográfica. Mato Grosso está lançando ideias de inovação para 2026 com objetivo de fortalecer as ações de rede”, afirmou.
A cultura foi apontada como um dos principais eixos de integração nacional. Para o gerente da emissora, a música e as produções culturais são ferramentas fundamentais de transformação social e de aproximação entre as diferentes regiões do país. “A cultura é o carro-chefe dessa integração. Toda mudança passa pela cultura, ela sempre vem à frente das transformações sociais”, pontuou.
Ferreira ressaltou ainda que a autonomia e a confiança da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Comunicação foram determinantes para a consolidação da identidade da Rádio Assembleia. “Essa liberdade de trabalho permitiu que a rádio construísse uma identidade própria, bem mato-grossense, que hoje está repercutindo em nível nacional. Isso é muito bom para Mato Grosso e fortalece a ALMT”, concluiu. A nível local, o gerente indicou que serão produzidas novas vinhetas para a Rádio Assembleia com identidade unificada e produção de artistas do estado.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…