Na última quarta-feira (17/12), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou o Projeto de Lei nº 1817/2024, que regulariza a incorporação de uma área de inconsistência territorial ao município de Juscimeira, na região do Vale do São Lourenço. A medida, celebrada pelo Sindicato Rural de Jaciara, representa um avanço significativo para a população local, que até então enfrentava desafios no acesso a serviços públicos básicos, como saúde, educação e infraestrutura.
A presidente do Sindicato Rural de Jaciara e da Comissão de Direito Agrário 18ª Subseção da OAB-MT, uliana Bortolini, comemorou a aprovação da lei e destacou a relevância do projeto para os produtores rurais da região. Segundo ela, a área em questão, localizada na divisa com Santo Antônio do Leverger, estava isolada administrativamente, o que dificultava a execução de políticas públicas essenciais.
“A demanda é antiga, tanto que, em setembro, foi realizado um debate sobre o tema. Envolve uma área que, apesar de teoricamente pertencer a Cuiabá/Santo Antônio do Leverger, está perto de Jaciara e Juscimeira. A aprovação da PL proporcionará acesso às propriedades e melhorará a infraestrutura das estradas, do Vale do São Lourenço e de outras regiões próximas”, afirmou Juliana.
A discussão sobre as estradas MT-140 e MT-040 foram retomadas em setembro deste ano e contou com a participação de representantes do setor rural, autoridades locais e entidades que lutam pela regularização da área. A presidente do sindicato ressaltou a importância da colaboração entre todos os envolvidos para que o projeto fosse finalmente aprovado.
O prefeito de Juscimeira, Alexandre Russi, também se manifestou sobre a aprovação do projeto e enfatizou o impacto positivo que a medida terá para a região. “Agradeço a todos os deputados que se empenharam na aprovação do projeto. A MT-040, que abriga o assentamento Coroado, sempre teve a infraestrutura garantida por Juscimeira, mas o ônus recaiu sobre o nosso município. Agora, com a regularização dessa área, teremos condições de melhorar as estradas e a infraestrutura, beneficiando diretamente os moradores e produtores da região”, destacou o prefeito.
Rogério Berwanger, presidente da Associação Pró-Estrada do Vale São Lourenço e delegado coordenador da Aprosoja Núcleo Jaciara, também comemorou a vitória. Ele ressaltou que a aprovação do projeto é um reflexo da pressão exercida pelos produtores rurais e do trabalho conjunto com os deputados. “Este é um ganho para os produtores da região, que agora contarão com o apoio do município para melhorar as condições das estradas e da infraestrutura da área”, afirmou Rogério.
O Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos), agora segue para sanção do governador Mauro Mendes. A aprovação da PL põe fim a uma longa indefinição administrativa que afetava diretamente os moradores da região. “Esse é um compromisso cumprido com a população, que sempre esteve desassistida. A aprovação deste projeto vai garantir a inclusão de famílias e produtores rurais em um processo de desenvolvimento que beneficiará toda a região”, afirmou Nininho.
A medida possibilitará que Juscimeira execute obras, amplie os serviços de saúde e educação e integre a área ao planejamento orçamentário do município. Além disso, a regularização trará segurança jurídica para os produtores rurais, permitindo o acesso a programas estaduais e federais, o que impulsionará o desenvolvimento da região.
Essa medida teve o apoio das entidades: Sindicato Rural de Juscimeira, a Famato, a Associação Pró-Estrada, a Aprosoja e a Comissão de Direito.
Marli Zulske, de 49 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto limpava uma descascadora de alho…
Vítima foi identificada como Ezequiel Lucas Mangere, de 13 anos. Um adolescente de 13 anos morreu…
Unidade conta com 290 leitos e vai atender casos de alta complexidade, com capacidade para…
Programa SER Família Habitação entregou 597 casas do Residencial Jardim dos Ipês em Primavera do…
Governador entregou 597 moradias pelo SER Família Habitação e autorizou obras de infraestrutura e educação…
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT)…