Dezoito filhotes são enviados pela Sema para área de soltura em Cocalinho MT

Doze exemplares juvenis de araras-canindés foram encaminhados para Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), da Fazenda Água Viva, no município de Cocalinho-MT, neste mês de dezembro. As aves foram translocadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sendo que 9 estavam em Cuiabá, no Batalhão de Polícia Ambiental, após resgates, entrega voluntária e alta clínica, uma no município de Campo Verde, resgatada pelo Corpo de Bombeiros e duas de Barra do Garças, com alta clínica, oriundas de resgate.

Todos os animais estavam saudáveis, porém, por se tratar de juvenis precisarão permanecer por algumas semanas em recinto, para fortalecimento muscular e treino de voo.

Foram destinados ao mesmo local cinco filhotes de Periquitos-de-encontro-amarelo que estavam sob cuidados da clínica veterinária Animais & Cia, em Barra do Garças-MT. Os pequenos ficarão sob cuidados nutricionais e aguardarão o empenamento completo, que é a formação de penas, para voltarem a natureza.

Um filhote de Lobete completou a lista dos animais silvestres destinados a Área de Soltura parceira por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema. Quatro outros exemplares juvenis já estão alojados na Asas, sob cuidados alimentares e manejo diário a fim de formarem uma pequena matilha para posterior soltura.

A maioria das ocorrências de filhotes deste ano, foram dos psitacídeos, como as Araras, Papagaios e Periquitos e também dos Gambás (Saruês). Outros grupos em alta na reprodução são os Jacarés e Tamanduás-bandeira.

Orientações

A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria Setorial da Sema, pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), ou pelo e-mail [email protected], ou ainda em uma das unidades regionais.

Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto à do cidadão.

O Noroeste

Recent Posts

Bandidos invadem residência de madrugada, fazem vítima refém e levam carro e moto

Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional recuperaram um veículo roubado e prenderam…

2 horas ago

Seciteci abre processo seletivo para professores bolsistas em nove Etecs

A  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT), publicou editais…

2 horas ago

Deputado Dilmar Dal Bosco celebra vitória histórica para o agro de Mato Grosso após saída da Abiove da Moratória da Soja

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – Abiove – comunicou oficialmente ao Governo…

2 horas ago

Nova rodovia Cuiabá à Chapada dos Guimarães reduzirá distância em 30 quilômetros I MT

O projeto da rodovia MT-030, planejado para ser a principal alternativa à saturada e turística…

2 horas ago

Vídeo mostra mecânico reagindo e sendo baleado; ele morreu em seguida I MT

Câmera de segurança registrou o momento em que Sidiney Antônio Gehlen, 46, foi baleado durante um…

4 horas ago

Cuiabá faz grandes operações em resposta a mais de duas mil denúncias apresentadas

A Prefeitura de Cuiabá intensificou as ações de fiscalização ao longo de 2025 e realizou…

4 horas ago