Categories: Agro.MT

Abelhas influenciam produtividade e peso do arroz, aponta pesquisa da Embrapa

A presença de abelhas no cultivo de uma variedade de arroz produzida no centro-norte do Rio de Janeiro, chamada anã, pode ser decisiva para aumentar a produtividade. Pesquisadores da Embrapa constataram que esses insetos são responsáveis por 50% da quantidade de grãos e 56% do peso da produção, resultado que desafia a ideia de que o arroz depende apenas do vento ou da autopolinização.

A pesquisa pode ainda ajudar a variedade a conquistar uma indicação geográfica.

O estudo foi realizado em sete propriedades agrícolas da região, representando quase um terço dos produtores de arroz anã.

Para testar a influência das abelhas, os cientistas utilizaram dois tipos de barreiras físicas: sacos de organza, que impediram qualquer tipo de polinização externa; e sacos de filó, que permitiram apenas a polinização pelo vento. Os resultados revelaram que as plantas expostas às abelhas apresentaram um peso médio de 3,9 gramas por panícula, enquanto aquelas isoladas atingiram apenas 2,5 gramas.

De acordo com a pesquisadora Mariella Uzêda, da Embrapa Agrobiologia, a baixa incidência de ventos na região pode explicar a importância das abelhas no processo.

Ela destaca que o estudo confirma que a polinização por abelhas desempenha um papel fundamental na produtividade do arroz anã. Sem elas, a produção seria reduzida em mais da metade.

Impacto na qualidade e na sustentabilidade

Os pesquisadores também pretendem investigar se a polinização influencia características físicas e químicas dos grãos, como aroma e sabor. A Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Unirio, analisará panículas isoladas e não isoladas para verificar se a polinização afeta a identidade sensorial do arroz anã.

Outro ponto de interesse da pesquisa é a identificação das espécies de abelhas envolvidas no processo. Até o momento, apenas a Apis mellifera (abelha-europeia) foi observada, mas novas metodologias de coleta serão aplicadas para mapear eventuais outras espécies.

Se a presença dessas abelhas estiver relacionada à vegetação diversificada do vale e à ausência de defensivos, isso pode fortalecer a relação entre produção agroecológica e sustentabilidade ambiental.

Indicação geográfica e novas possibilidades

Os resultados do estudo também podem subsidiar o reconhecimento da indicação geográfica (IG) do arroz anã, uma certificação que valoriza produtos com características únicas ligadas ao seu local de origem.

Segundo Mariella Uzêda, já há um vínculo forte entre a produção e a geografia da região, devido à baixa incidência de vento. “Agora, queremos entender melhor a interação entre as abelhas e as propriedades do grão”, afirma.

A pesquisa segue em novas fases para aprofundar o conhecimento sobre o papel das abelhas na produção de arroz e suas possíveis implicações para a agricultura sustentável. Com a comprovação da influência desses polinizadores na produtividade e na qualidade dos grãos, o estudo pode abrir caminho para estratégias de manejo que favoreçam a presença desses insetos e reforcem a competitividade do arroz anã no mercado.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

20 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

24 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

29 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago