Categories: Politica MT

Abrigos de idosos poderão receber recursos de loterias com projeto de senador


As instituições de longa permanência para Idosos, espalhadas por todo o Brasil, poderão ser beneficiadas com parte da arrecadação das loterias esportivas para aprimorem suas estruturas e serviços. Essa possibilidade está contida no projeto de lei 1130/25, apresentado nesta quarta-feira (19), pelo senador Jayme Campos (União-MT). Segundo o senador, a demanda pelos abrigos tem crescido, mas não é acompanhada pelo suporte financeiro.

A ideia é criar uma fonte de financiamento estável e contínua, permitindo que possam prestar melhor serviço a clientela de idosos. Jayme Campos enfatizou que essas instituições enfrentam desafios crescentes devido à escassez de recursos, revelados desde a pandemia da Covid-19. “É urgente que voltemos o nosso olhar para essa questão” – ele pediu.

Ao defender o projeto, o senador  alertou para o que chamou de “grave crise de assistência aos idosos” e uma dependência precária dos recursos de doação e de trabalho voluntário. Ele destacou o “papel fundamental” que esses abrigos representam para a sociedade brasileira, oferecendo moradia e cuidados essenciais para a população idosa que muitas vezes, não dispõe de suporte familiar ou recursos financeiros adequados para se manterem. Com isso, são obrigados a recorrer a essas instituições. 

“Esse projeto corresponde, de fato, a uma iniciativa de justiça social voltada a uma parcela da população que cresce a cada ano sem receber a devida atenção do poder público.” – acrescentou o senador mato-grossense.

O direcionamento dos recursos de três concursos anuais de loterias esportivas, de acordo com  Jayme Campos,  justifica-se pela significativa arrecadação gerada por esses eventos. Em 2023, a Mega da Virada, por exemplo, arrecadou mais de R$ 2,4 bilhões, demonstrando todo potencial de contribuição para causas sociais relevantes. Campos lembrou que a arrecadação das loterias atende diversas áreas, como educação, segurança pública e esporte e que é chegado o momento “olhar com mais atenção para aqueles que dedicaram a vida à construção do nosso país e que, neste momento, precisam de nosso amparo”.

O projeto também estabelece critérios claros para o recebimento dos recursos. Uma delas, a inscrição nos Conselhos da Pessoa Idosa ou de Assistência Social, de modo a assegurar  que as instituições beneficiadas estejam alinhadas às políticas públicas e comprometidas com a qualidade do atendimento.

“Esta iniciativa não apenas reforça o compromisso do Estado com a dignidade e o bem-estar da população idosa, mas também promove a solidariedade social, ao direcionar parte dos recursos provenientes de loterias para uma causa de indiscutível relevância humanitária” – assinalou.

O Noroeste

Recent Posts

Tribunal de Contas lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…

10 horas ago

Vice-governador e prefeito planejam obras de infraestrutura em Cuiabá I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…

10 horas ago

Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…

10 horas ago

Mato Grosso tem semana gelada e mínimas pode chegar a 12ºC em MT I MT

Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…

11 horas ago

Senador Wellington Fagundes critica aumento de deputados federais I MT

O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…

11 horas ago

Cuiabá emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência | Mato Grosso

A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…

11 horas ago