Operação será lançada em Poconé e busca preparar as equipes para o avanço das queimadas diante da estiagem prevista para os próximos meses.
Uma operação de combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense foi anunciado pelo governo do estado nesta segunda-feira (23). A ação preventiva será lançada no aeródromo do Sesc Pantanal, localizado na Estrada Parque Porto Cercado, em Poconé, a 103 km de Cuiabá, nessa terça-feira (24).
A operação leva em consideração os alertas climáticos que indicam um período prolongado de estiagem nos próximos meses, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2023, Poconé (MT) chegou a declarar emergência devido aos impactos causados pelos incêndios florestais que atingiram a região.
A severa seca que atingiu o bioma em 2024 é comparável à de 2020, o que tornou a vegetação mais suscetível à ocorrência e à propagação de incêndios no ano passado.
A tragédia de 2020 deixou um rastro de destruição com 2,3 milhões de hectares consumidos pelo fogo. Segundo um estudo brasileiro publicado na revista Nature em 2021, cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram em decorrência das queimadas.
A operação preventiva lançada pelo governo será coordenada conjuntamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), reunindo esforços para reduzir os impactos ambientais e proteger a biodiversidade da região pantaneira.



