A capital comemora 306 anos, nesta terça-feira (8) — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
🎂A cidade de Cuiabá completa 306 anos nesta terça-feira (8) e, em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, haverá uma programação especial ao longo do mês de abril para celebrar a data.
A partir desta segunda-feira (7), o Aquário Municipal fica com entrada franca, até dia 22 de abril. O Museu do Rio também exibe uma exposição do Sansão Gigante, às 18h e conta, ao longo do mês, com a Feira Cuiab’Art, das 9h às 22h.
No aniversário da cidade, as atividades terão início com Missa Solene, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá às 6h30 e seguirá ao longo do dia. Confira programação completa abaixo:
A partir das 14h, tem início a exposição ‘Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas’, no Museu de História Natural de Mato Grosso, no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta para visitação até 30 de abril.
🧹Na terça-feira (8), a capital também terá um mutirão de limpeza, em 50 bairros da capital, a partir das 7h.
Em março, o prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou durante uma entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que o aniversário de 306 anos de Cuiabá não terá festa e a programação tradicional será substituída por um mutirão de limpeza e revitalização de áreas públicas.
Ano passado, o aniversário de Cuiabá contou com uma extensa programação, com cavalgada, concertos, shows regionais, carretas e missas.
No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.
Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.
Segundo a polícia, Luis Eduardo responderá pelo crime agravado por motivo fútil, por meio de…
Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP) foi eleito nas eleições municipais de 2024 perdeu…
Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa; empresa é referência nacional e internacional O governador Mauro…
Os serviços essenciais não param durante esse período O Governo de Mato Grosso decretou ponto…
Conteúdo/ODOC - O corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Mauro Campbell Marques, determinou…
Espetáculo promovido pelo Governo de MT, reúne arte, fé e serviços gratuitos no Mutirão da…