Categories: Agro.MT

Após o Japão, missão do Mapa realiza reuniões no Vietnã

Com o objetivo de reforçar os laços comerciais e oportunidades para o agronegócio brasileiro, uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve em visita oficial ao Vietnã, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Entre os principais temas discutidos estavam os investimentos no setor agropecuário e os avanços na abertura do mercado vietnamita para carnes bovina, suína e de frango do Brasil.

A delegação foi liderada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira Pinto, contou com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e de exportadores brasileiros.

Durante a estadia em Hanói, capital do Vietnã, foram realizadas reuniões de trabalho com autoridades locais, incluindo o primeiro-ministro, Pham Minh Chính, a vice-ministra do Planejamento e Investimentos, Nguyen Thi Bich Ngoc, e o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD), Phung Duc Tien.

Além das reuniões institucionais, a delegação também se reuniu com representantes do setor privado, como a Associação Vietnamita de Varejistas (AVR), importadores e distribuidores. O encontro possibilitou a identificação de novas oportunidades de negócios, reforçando o compromisso do Brasil em expandir sua presença no mercado internacional e fortalecer parcerias estratégicas.

Histórico

As relações comerciais entre Brasil e Vietnã têm crescido nos últimos anos. Em 2023, o fluxo comercial entre os dois países atingiu US$ 6,8 bilhões, com a expectativa de alcançar US$ 10 bilhões até 2030. O Vietnã se consolidou como um dos principais destinos das exportações brasileiras do agronegócio, ocupando a 5ª posição no ranking de parceiros comerciais do setor.

Além do milho, algodão e carnes, recentemente, o governo vietnamita autorizou a importação de alimentos para cães e gatos contendo ingredientes de origem animal provenientes do Brasil, abrindo novas oportunidades para o setor de pet food brasileiro.

Antes do Vietnã, a missão do Mapa também esteve no Japão. Em nota, o ministério reforçou o compromisso da pasta em abrir novos mercados e consolidar a competitividade do agronegócio brasileiro, promovendo oportunidades que beneficiam produtores e exportadores do país.

O Noroeste

Recent Posts

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

38 minutos ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

38 minutos ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

39 minutos ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

41 minutos ago

Senador Wellington Fagundes propõe fim de recesso parlamentar para discutir taxação de Trump

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…

3 horas ago

UFMT aposta em parcerias para impulsionar nanotecnologia no campo

O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…

3 horas ago