O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, dois incêndios florestais e segue combatendo outras três ocorrências em diferentes regiões do Estado, neste domingo (3.8).
Dois dos incêndios extintos ocorreram em fazendas localizadas nos municípios de Paranatinga e Paranaíta. Já as ações de combate continuam em uma fazenda em Canabrava do Norte e no Distrito de Guariba, em Colniza.
As equipes também estão concentradas na Gleba Concisão, em Chapada dos Guimarães, que recebeu reforço no efetivo para intensificar o combate ao incêndio. Desde o início da operação, há dois dias, já foram mobilizados cinco viaturas, duas máquinas pesadas, um avião Air Tractor e um caminhão-pipa. Aproximadamente 54 mil litros de água foram utilizados na ação.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 38 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 33 estão no Cerrado e 5 na Amazônia. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo no Pantanal entre os dias 1º de junho e 31 de dezembro, conforme estabelece o Decreto nº 1.403/2025. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…