A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (24), o projeto de lei que institui a gratuidade no transporte coletivo aos domingos na capital mato-grossense. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos 27 vereadores da Câmara e agora segue para sanção do prefeito.
A Prefeitura de Cuiabá informou que R$ 5 milhões serão destinados exclusivamente ao custeio da nova política e que linhas específicas de ônibus serão implementadas para atender melhor as regiões com maior demanda aos domingos. O financiamento do “Tarifa Zero” poderá contar com recursos do Fundo Municipal de Transporte.
Batizada de “Tarifa Zero“, o projeto amplia o acesso da população, especialmente das camadas mais vulneráveis, serviços essenciais, atividades culturais, espaços de lazer e celebrações religiosas aos finais de semana.
Segundo o autor do projeto e vereador, Eduardo Magalhães (Republicanos), a gratuidade aos domingos deve trazer benefícios e pode aumentar o fluxo de pessoas em centros comerciais, feiras, praças e eventos culturais, fomentando a economia local.
A gratuidade deve começar a valer ainda este ano. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que a expectativa da gestão é que a medida também contribua para a redução do uso de veículos particulares aos domingos.
Os vereadores também querem estender o benefício para feriados nacionais e pontos facultativos, desde que haja disponibilidade financeira, mas isso ainda deve ser discutido da Câmara.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Fundação de Amparo…
O piso salarial dos professores da Rede Estadual de Mato Grosso, considerado um dos mais…
Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, e o filho, Gustavo Benedito Junior Lara de…
Davi Pereira Jesus Matos, Nicolas Rian Vaz dos Santos e Liomar Pereira Vital foram mortos…
Jonas de Almeida Silva, de 26 anos, foi encontrado carbonizado no porta-malas de um carro…
Vítima foi identificada como Regis Adriano Ferlete, de 52 anos. O engenheiro civil Regis Adriano Ferlete,…