A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande divulgou, nesta quarta-feira (15), que foi descartada a suspeita de sarampo em uma criança de 9 anos. Segundo o município, os exames de biologia molecular não detectaram a presença do vírus do sarampo, indicando ausência de infecção ativa.
Com base nas análises clínicas, laboratoriais e epidemiológicas, a equipe técnica concluiu que o caso não apresenta vínculo compatível com a doença.
A investigação também mostrou que a criança não teve histórico de viagem nos últimos 30 dias para áreas com circulação ativa do vírus, nem contato com casos suspeitos ou confirmados.
Conforme divulgado na última terça-feira (7), a criança apresentou, a partir do dia 29 de setembro, sintomas como febre, exantema (manchas vermelhas pelo corpo), tosse e coriza. Conforme estudos sobre o sarampo, as manchas podem surgir de dois a quatro dias após o início da febre.
Mesmo com o resultado negativo, a Secretaria reforça à população a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra a doença.
💉Conforme o calendário vacinal, as doses devem ser aplicadas da seguinte forma:
A prefeitura informou que todas as unidades de saúde do município estão com vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, de forma gratuita.
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…