ALMT

Chico Guarnieri solicita reforma de escola indígena Jula Paré, em Barra do Bugres

Uma reforma na estrutura já existente e a construção de uma quadra de futebol para os estudantes. Essa foi a solicitação apresentada nesta quarta-feira (8) pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) com relação à Escola Estadual Indígena Jula Paré, em Barra do Bugres. A demanda foi encaminhada para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de indicação.

“Estamos pedindo uma atenção especial do governo do estado e da Seduc, com urgência, para que essa reforma seja feita o quanto antes para que os nossos indígenas tenham garantido o direito constitucional à educação de qualidade, em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou o parlamentar.

Além da reforma, o deputado apresentou indicação solicitando a construção de uma quadra de futebol. Segundo ele, o local representará não apenas a ampliação da infraestrutura escolar, mas também um espaço de promoção de importantes políticas voltadas à valorização da juventude indígena, inclusão social e da saúde integral dos estudantes. A valorização do esporte, inclusive, já apresenta resultados aos estudantes: em maio deste ano, a escola se tornou bicampeã dos Jogos Regionais, na categoria de 12 a 14 anos.

“O esporte, reconhecido como ferramenta educativa e de transformação social, contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional de crianças e adolescentes. A ausência de um espaço adequado para a prática esportiva impede a realização regular de atividades físicas e recreativas, o que compromete a qualidade do ensino, especialmente, das disciplinas ligadas à educação física e ao lazer pedagógico”, complementa o parlamentar.

A quadra não será destinada apenas ao uso escolar, segundo Guarnieri. O novo espaço atenderá também à comunidade da aldeia Umutina, promovendo a integração social, o bem-estar da população indígena e a prática esportiva comunitária. Essa iniciativa se alinha às diretrizes da educação integral e à garantia de direitos culturais, sociais e educacionais dos povos originários.

“A construção dessa quadra de futebol ultrapassa a função recreativa. É um investimento estratégico na educação, saúde e valorização das tradições da comunidade Umutina”, concluiu Guarnieri.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

33 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

2 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

2 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

2 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

2 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

2 horas ago