Pesquisadores identificaram um novo caminho para reduzir as emissões de metano nos arrozais, desenvolvendo uma variedade híbrida de arroz capaz de mitigar em até 70% a liberação desse gás de efeito estufa. A descoberta pode ser um marco na agricultura sustentável, especialmente para países produtores como o Brasil.
O estudo revelou que os principais responsáveis pela emissão de metano são substâncias secretadas pelas raízes do arroz, especialmente o fumarato e o etanol. Enquanto o fumarato serve de alimento para microrganismos produtores de metano, o etanol atua como inibidor dessa atividade biológica, reduzindo significativamente a liberação do gás.
Com base nesse conhecimento, os cientistas manipularam geneticamente o metabolismo do arroz para diminuir a secreção de fumarato e aumentar a de etanol, resultando em variedades que emitem menos metano sem comprometer a produtividade.
O desenvolvimento do novo tipo de arroz está em um artigo publicado, em fevereiro, por cientistas da China e da Suécia na revista científica Molecular Plant.
Os testes foram realizados em sete plantações ao longo de três anos e comprovaram que a adoção dessa tecnologia pode contribuir significativamente para a redução do impacto climático do cultivo de arroz. Além da criação de novas variedades, o estudo também sugere manejos específicos que permitem otimizar o uso da tecnologia em lavouras já existentes.
O Brasil é o 12º maior produtor de arroz do mundo (1,4% da produção global), segundo classificação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) – o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais produz o cereal.
O arroz ecológico surge como uma solução viável para produtores preocupados com sustentabilidade e pode se tornar uma alternativa estratégica para atender às crescentes demandas por práticas agrícolas mais responsáveis.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) deflagrou na manhã…
A Unimed Cuiabá informa que está com vagas abertas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD’s).…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso indeferiu mais dois recursos da promotora Ana Luiza…
O Governo de Mato Grosso executa, nos últimos seis anos, o maior pacote de obras…
Projeções para 2025 mostram que Mato Grosso avança na construção de um modelo de desenvolvimento…
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, por volta das 12h de…