Categories: Politica MT

CNJ rejeita pedido de deputado e mantém posse de Deosdete como desembargador do TJMT


Conteúdo/ODOC – O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda, manteve a posse do ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

A decisão, publicada nesta quinta-feira (6), rejeitou o pedido do deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo, conhecido como “Emanuelzinho” (MDB-MT), que tentava anular a nomeação.

Emanuelzinho alegava que a escolha de Deosdete teria sido um processo direcionado, com o governador Mauro Mendes (União) supostamente já tendo definido sua preferência antes mesmo da votação. Para o parlamentar, o processo foi irregular, já que a lista enviada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ao TJMT tinha apenas quatro nomes, quando a Constituição prevê uma lista sêxtupla para o preenchimento da vaga pelo Quinto Constitucional.

O deputado também mencionou um “protesto silencioso” de promotoras e procuradoras que teriam optado por não participar da seleção, alegando que a escolha já estaria definida previamente.

Rabaneda, no entanto, refutou as alegações. Sobre a suposta preferência do governador, o conselheiro afirmou que não há ilegalidade caso o chefe do Executivo tenha uma inclinação por determinado nome, desde que o processo siga os trâmites legais. “Nada há de ilícito o chefe do Executivo não esconder a preferência por um candidato”, pontuou.

Quanto à lista com apenas quatro candidatos, Rabaneda destacou que esse foi o número de inscritos no processo, o que justificaria a formação da chamada “lista quádrupla”. Já sobre o protesto das promotoras, o conselheiro argumentou que não houve impugnações formais após a divulgação da lista.

Além da decisão do CNJ, uma reclamação semelhante apresentada por Emanuelzinho ao Supremo Tribunal Federal (STF) já havia sido arquivada, bem como rejeitada também por unanimidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com isso, Deosdete Cruz Júnior deve assumir o cargo nesta sexta-feira (7), consolidando sua nomeação para o TJMT após a análise e validação das etapas do processo de escolha.

O Noroeste

Recent Posts

Governador determina revisão de consignados de servidores do Estado: “faremos um pente fino”

O governador Mauro Mendes determinou, nesta quinta-feira (8), que seja feita a revisão dos consignados…

4 horas ago

Saiba por que os Estados Unidos querem classificar PCC e CV como terroristas

O governo dos Estados Unidos solicitou ao Brasil que classifique as facções criminosas PCC (Primeiro…

5 horas ago

Frente Parlamentar em Defesa do Comércio discute transação tributária e o novo Código do Contribuinte

A busca pela simplificação tributária e a melhoria do ambiente de negócios no estado de…

5 horas ago

Deputado Barranco cobra transparência sobre adesão de MT ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na quarta-feira (30), o Requerimento nº 232/2025 na Assembleia…

5 horas ago

Produtores rurais recebem informações sobre o programa Solo Vivo

Os pequenos produtores rurais do assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, já aguardam…

5 horas ago

“Conviver com outras crianças auxiliou no desenvolvimento do meu neto”, declarou avó de aluno autista atendido pelo SER Família Criança

Iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, oferece atividades no contraturno escolar e é elogiada por…

5 horas ago