Categories: Agro.MT

Colheita da soja atinge 25,5% da área semeada em 2024/25, diz Conab

A colheita de soja 2024/25 atingia, até domingo (16), 25,5% da área plantada no Brasil, avanço de 10,7 pontos percentuais (pp) na comparação com a semana anterior. Em relação a igual período da safra passada, porém, quando 29,4% da área havia sido colhida, ainda há atraso de 3,9 pp, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu boletim semanal de progresso de safra.

No principal estado produtor de soja, Mato Grosso, a colheita alcançava 47,3% da área plantada, avanço expressivo de 19,8 pp em comparação com os 27,5% da área colhida na semana passada, mas atraso de 14 pp em relação aos 61,3% que haviam sido colhidos em 2023/24 neste mesmo estágio da safra.

O Paraná recuperou terreno, com 33% da área colhida, avanço de 10 pp na comparação semanal e de 3 pp em comparação com os 30% da área trabalhada em igual momento da safra 2023/24.

Já a semeadura da soja 2024/25 está praticamente concluída no país, com 99,7% da área trabalhada, avanço de 0,2 ponto percentual na comparação com a semana anterior e leve atraso de 0,3 ponto percentual em comparação com igual período da safra 2023/24, quando 100% da área havia sido plantada.

Milho segunda safra

O plantio de milho de segunda safra 2024/25, por sua vez, alcançava 35,7% da área no país, avanço de 16,9 pp ante os 18,8% da semana passada. Na comparação com igual período de 2023/24, há atraso de 9,6 pp. Mato Grosso já havia plantado, até o domingo, 43,3% da área prevista, avanço de 22,5 pp em comparação com os 20,8% da semana passada, porém atraso de 23,8 pp ante os 67,1% de 2023/24.

No Paraná, o plantio do milho safrinha atingia, até domingo, 46% da área prevista em 2024/25, avanço de 28 pontos porcentuais na comparação com os 28% da área trabalhada na semana passada. Em comparação com igual período do ciclo 2023/24, o plantio está 6 pontos percentuais adiantados.

Quanto à colheita do milho verão 2024/25, esta alcançava, até domingo, 21,1% da área, avanço de 7,8 pp em comparação com o domingo anterior e praticamente o mesmo porcentual em relação a igual período da safra passada, quando 21,4% da área havia sido ceifada. O Paraná segue liderando os trabalhos, com 67% da área trabalhada, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 60%.

O plantio de milho verão 2024/25 está praticamente concluído no país, com 98,1% da área semeada, avanço de 1,3 ponto percentual na comparação semanal e leve atraso de 0,2 ponto percentual na comparação com igual momento da safra passada.

Algodão e arroz

Quanto ao algodão 2024/25, o plantio alcançava até domingo 95,9% no país, evolução de 8,5 pontos percentuais na comparação semanal e atraso de 3,1 pontos percentuais em comparação com igual período do ciclo 2023/24, com 99% da área semeada naquele momento.

Os estados que ainda faltam concluir os trabalhos de campo são Mato Grosso (95,8% da área semeada); Bahia (95%); Goiás e Minas Gerais, ambos com 97% da área plantada.

Por fim, o plantio de arroz 2024/25 estava 99,3% concluído até domingo no país, avanço de 0,6 ponto porcentual na comparação semanal, mas atraso de 0,3 ponto porcentual na comparação anual. Ainda faltam concluir os trabalhos de campo o Maranhão, com 90% da área plantada, e Goiás, com 95% da área. Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Santa Catarina já encerraram o plantio.

A colheita de arroz já começou no país, atingindo, até domingo, 7,1% da área plantada, avanço de 4,4 pp na comparação com a semana passada e de 1,5 pp em comparação com igual período de 2023/24.

Goiás, com 35% da área ceifada, e Santa Catarina, com 30,8%, lideram os trabalhos de campo. O Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal, tinha até domingo 3% da área colhida.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

1 hora ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

2 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

3 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

3 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

3 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

3 horas ago