31 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 14, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMato GrossoDestaque MTCom 50%, Mauro dispara ao Senado em VG; Janaina tem 29% e...

Com 50%, Mauro dispara ao Senado em VG; Janaina tem 29% e lidera em segundo colocado I MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Se as eleições ao Senado fossem hoje e dependessem apenas de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual, Janaina Riva (MDB), estariam eleitos para ocupar duas vagas no salão azul do Congresso Nacional.

Pesquisa do Instituto IDOC, realizada presencialmente com 400 pessoas, mostra que o chefe do Executivo está muito consolidado em eventual disputa ao Senado, em 2026. Mauro cravou exatos 50% na 1ª opção do eleitorado várzea-grandense.

Ainda neste cenário, Janaina é a segunda colocada com 11,3% das citações, seguida pelo senador, Jayme Campos (União), com 9,5%. José Medeiros (PL) e Carlos Fávaro (PSD) estão empatados com 4,6% e 4,1%, respectivamente.

Quando o IDOC apresentou aos entrevistados o segundo voto, uma vez que nas próximas eleições gerais o eleitor votará duas vezes ao Senado Federal, a deputada estadual, Janaina Riva, assumiu a liderança com 29% de preferência, acompanhada por Mendes com 25,1%. Neste quadro, Medeiros beliscou 9,2%, Fávaro 8,5% e indecisos somaram 28,2%.

“Neste momento, a oito meses das convenções partidárias, o eleitor de Várzea Grande já desenhou os dois nomes ao Senado. Mauro é disparado a 1ª opção, e Janaina se cristalizou como o segundo voto. Porém, disputa ao Senado acaba sendo uma eleição majoritária. Logo, debates televisivos, denúncias e o ‘esgoto’ das redes sociais podem mudar rapidamente o panorama eleitoral. Hoje, Mauro e Janaina estariam eleitos. Mas como existe uma ‘coisinha’ chamada eleição no meio do caminho, tudo pode acontecer até o dia do sufrágio”, assinalou, Maksuês Leite, diretor do Instituto IDOC.

A pesquisa espontânea, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, basicamente acompanhou os números da sondagem estimulada. A ordem ficou assim: Mauro (34,7%), Janaina (6,3%), Jayme (4,3%), Fávaro (2,7%), Medeiros (2,2%) e indecisos (49,8%).

O IDOC também mediu a rejeição dos possíveis candidatos ao Senado. Os dados apurados em campo são esses: Rosa Neide (20%), Jayme Campos (14,6%), Carlos Fávaro (4,9%), José Medeiros (3,6%), Mauro Mendes (2,6%) e Janaína Riva (2,6%).

Metodologia

A sondagem quantitativa ouviu 400 pessoas de forma presencial entre os dias 8, 9, 10 e 11 de novembro nas quatro regiões da cidade. Com margem de erro de 4%, a pesquisa tem grau de confiança de 95%.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -