A previsão do tempo para a primeira semana de março indica condições climáticas favoráveis para os trabalhos com a soja em grande parte do país. No Centro-Sul, as chuvas devem atingir aproximadamente 50 mm em um período de cinco dias, sem comprometer as operações agrícolas. Além disso, a umidade será benéfica para o milho da segunda safra, que foi recentemente semeado em São Paulo e Minas Gerais.
Nestes estados, o tempo permanecerá mais quente e seco, com a onda de calor prevista para se dissipar apenas no final da semana. Já no Oeste de Mato Grosso, as chuvas podem causar transtornos, pois o acumulado deve ultrapassar os 80 mm no mesmo período.
No Sudeste, está previsto o avanço das chuvas sobre São Paulo e Minas Gerais, porém em forma de pancadas isoladas durante a tarde, sem impacto nas atividades agrícolas. No Sul, a ausência de chuvas volumosas preocupa os produtores, especialmente aqueles com lavouras de soja em fase de enchimento de grãos. A previsão indica que volumes expressivos de chuva só devem retornar na virada da quinzena.
No Nordeste, incluindo a região do Matopiba, as chuvas persistem no Tocantins e Maranhão, com acumulados superiores a 100 mm em cinco dias. Na Bahia, os volumes não devem ultrapassar 50 mm, concentrando-se na faixa leste do estado, com pouca ocorrência de precipitações no interior da região.
Por fim, na Região Norte, os maiores volumes de chuva devem ocorrer no Pará, onde praticamente todo o estado poderá registrar acumulados acima de 150 mm em cinco dias.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…
Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…
Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…
O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…
A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…