Categories: Agro.MT

Conheça os cursos on-line gratuitos disponibilizados pela Embrapa

Os interessados em fruticultura tropical, produção integrada, boas práticas agrícolas e renovação de pastagens têm à disposição 12 cursos on-line gratuitos na plataforma e-Campo da Embrapa Cerrados. As capacitações abrangem desde o manejo sustentável de pastagens até técnicas avançadas para a produção de frutas e borracha natural.

Quais os cursos oferecidos pela Embrapa?

O curso “Recuperação e Renovação de Pastagens Degradadas no Cerrado” tem carga horária de 50 horas e visa capacitar produtores e técnicos na identificação da degradação do solo e na escolha de soluções sustentáveis para a recuperação de pastagens no bioma Cerrado.

Na área de Produção Integrada, três módulos estão disponíveis. O primeiro, “Introdução à Produção Integrada”, com 20 horas de duração, apresenta a filosofia e os procedimentos da Produção Integrada (P.I.), promovendo segurança alimentar e sustentabilidade agrícola. O segundo módulo, “Gestão e Planejamento da Empresa Rural”, com 60 horas, aborda temas como rastreabilidade, segurança do alimento, organização de produtores e bem-estar do trabalhador rural. Já o terceiro módulo, “Práticas Culturais do Maracujá”, com 40 horas, aprofunda conhecimentos sobre o cultivo da fruta, enfatizando as Boas Práticas Agrícolas para obtenção da certificação de Produção Integrada.

Na área de fruticultura tropical, estão disponíveis diversos minicursos. “Avanços na Propagação dos Maracujás”, com carga horária de 7 horas, apresenta informações sobre diferentes formas de propagação dos maracujás azedos, doces, silvestres e ornamentais. “Abacate: Instruções Técnicas para Cultivo Comercial” e “Goiaba: Instruções Técnicas para Cultivo Comercial”, ambos com 8 horas de duração, oferecem diretrizes para o cultivo e comercialização dessas frutas.

O curso “Manga: Instruções Técnicas para Cultivo Comercial”, também com 8 horas, fornece orientações sobre o cultivo da fruta, do plantio à comercialização. Já “Mercado e Comercialização de Frutas Frescas e Processadas”, com carga de 6 horas, auxilia na elaboração de planos de negócios para inserção no mercado. O curso “Maracujás: Cultivares, Sistemas de Produção e Mercado” apresenta, em 4 horas, informações sobre cultivares e produção da fruta, facilitando a tomada de decisão dos produtores.

Outro curso oferecido é “Pitayas: Melhoramento Genético e Sistemas de Produção”, com 8 horas de duração, abordando desde a seleção genética até o manejo da pitaya para produção comercial. Por fim, o curso “Produção Integrada de Borracha Natural (Seringueira – Fase Fazenda)”, com 60 horas, destina-se a profissionais agropecuários e aborda certificação e boas práticas para a produção de borracha natural.

O Noroeste

Recent Posts

UFMT aposta em parcerias para impulsionar nanotecnologia no campo

O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…

4 minutos ago

Deputado Juca do Guaraná articula criação de polo da UFMT em Vila Rica

A criação de um polo universitário no município visa ampliar o acesso ao ensino superior…

16 minutos ago

AJEB-MT é homenageada na ALMT por sua contribuição à cultura e à literatura

Integrantes receberam moção de aplausos e prestigiaram a palestra Comunicação e Saúde Mental, com a…

17 minutos ago

Wilson Santos intervém e Instituto dos Cegos inaugura nova caixa d’água após interdição

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta sexta-feira (11), da inauguração de uma nova…

20 minutos ago

ARTIGO: Quem precisa não pede, grita por socorro

Nesta quinta-feira,10 de julho, foi o “Dia da Saúde Ocular”, uma data importante para refletirmos…

22 minutos ago

Membros da comunidade evangélica são homenageados em sessão especial

Membros da comunidade evangélica foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta última quinta-feira…

22 minutos ago