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Consórcio apresenta proposta de R$ 155 milhões para conclusão das obras do BRT em MT | Mato Grosso

A primeira licitação para a conclusão das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, foi realizada nesta segunda-feira (5). Um consórcio formado pelas empresas Guaxe, Encomind e Lotufo apresentou a melhor proposta para realização das obras, com o valor de R$ 155.168.800,00.

Os documentos apresentados pelo consórcio serão avaliados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), para que as empresas possam ser habilitadas e o resultado homologado.

O Governo de Mato Grosso relançou o edital do processo de contratação pública em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, no mês passado, e passou a incluir as obras de drenagem na região da Avenida Prainha, na capital. Com a atualização, o valor estimado, que era de R$ 121,3 milhões, passou para R$ 156.736.162,08.

A primeira contratação será para a conclusão do trecho Várzea Grande – CPA, com a conclusão dos serviços em Várzea Grande e a implantação da infraestrutura em Cuiabá, do trecho da ponte Júlio Müller até a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

As obras incluem, ainda, a instalação de iluminação pública e finalização de serviços de paisagismo.Além de melhorias na drenagem na região da Avenida Tenente Coronel Duarte. O prazo previsto para a execução das obras é de 180 dias.

Já o trecho da região do Coxipó ao centro da capital será contratado em um outro processo, futuramente, com a previsão de implantação das estações, terminais e outros serviços.

A Sinfra informou ainda que o Consórcio BRT, a atual empresa responsável, continua com os serviços na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e Avenida do CPA, em Cuiabá, até a altura do Conselho Regional e Arquitetura (Crea), com prazo de 150 dias para a conclusão, conforme o acordo firmado com o Governo do Estado.

VLT X BRT

Transportes foram vendidos por R$ 793,7 milhões

Essa é a segunda vez que o governo do estado tenta implementar um novo modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande. A principio, seria implementado o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

As obras do projeto de implantação do VLT custaram mais de R$ 1 bilhão para os cofres públicos do estado e foram marcadas por corrupção e entraves judiciais.

Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT).

O Noroeste

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