Cuiabá emite alerta para previnir disseminação de Sarampo — Foto: Getty Images via BBC
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Cuiabá emitiu um alerta, nesta segunda-feira (30) reforçando medidas de prevenção para conter a disseminação de sarampo no município, após o aumento de casos na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados da doença em Cuiabá.
Em caso de suspeita da doença, a prefeitura orienta notificar a Vigilância Epidemiológica em até 24 horas, além de isolamento (confira as medidas de prevenção no fim da reportagem).
A movimentação de pessoas na fronteira entre a Bolívia e o estado de Mato Grosso tem sido motivo de alerta devido à possível propagação de doenças infecciosas. Na última terça-feira (24), a Bolívia declarou Emergência Sanitária Nacional, devido o aumento de casos de sarampo. Até 25 de junho, foram confirmados 63 casos da doença, segundo o CIEVS.
O primeiro caso do ano foi registrado em um bebê pelo Departamento de Saúde de Santa Cruz, em abril. Já o segundo caso ocorreu em uma pessoa que participou de dois eventos, sendo que, em um destes, estavam reunidas mais de 30.000 pessoas de nacionalidade boliviana e outras nacionalidades.
Confira as medidas de prevenção:
Orientação para viajantes:
Sinais e sintomas:
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…
Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…
Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…
O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…
Mariane Soares, de 27 anos, deu à luz a Samuel logo nos primeiros minutos do…